Título: Expectativa de vida maior junta avós e netos
Autor: Lins, Letícia; Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 28/08/2012, Economia, p. 24

Nos domicílios do país, foram encontrados 4,7% de netos

SÃO BENEDITO DO SUL (PE) e SÃO PAULO Morando em casa própria em São Benedito do Sul e vivendo da aposentadoria como cabo da Polícia Militar, Paulo José da Silva, de 73 anos, não sabe o que é viver sozinho com a mulher, Maria José Gomes, de 65 anos. É que filhos e netos moram com eles. Com o aumento de laços de parentesco investigados pelo IBGE, de 11 em 2000 para 19 em 2010, foi possível ver a presença de netos nos lares brasileiros. O número surpreendeu: entre as pessoas residentes, 4,7% são netos.

São cinco netos na casa de Paulo Preto, na família de nove pessoas: Francisco, Luís Carlos, Luís Filipe, Brenda e Ana Luíza, com idades de 3 a 14.

- Fica mais econômico todo mundo morar em uma casa só, porque ninguém paga aluguel, que aqui não fica por menos de R$200. Não vou reclamar não, que até gosto de casa cheia. Fica mais alegre.

Raimundo Soares, o Bahia, morador em São Paulo, também tem os netos perto. Ele mora junto com a mulher Tereza em casa aluga, de dois quartos, com as filhas Juliana, de 19 anos, e Daniela, de 30, além dos netos Dádiva e Davi, de 10 anos. É do restaurante que tem com a família que o baiano, de 66 anos, que se mudou para São Paulo em 1975, tira o sustento de sua família. (Letícia Lins e Marcelle Ribeiro)