Título: Pelo país, aliados disputam uso da imagem de Dilma na TV
Autor: Gama, Júnia; Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 28/08/2012, O País, p. 8

Presidente adia ida a BH, onde PSB ganhou direito de utilizar vídeo

junia.gama@bsb.oglobo.com.br

sergio.roxo@sp.oglobo.com.br

Popularidade. Imagem de Dilma, que esteve ontem no Rio, é disputada em quatro capitais

Domingos Peixoto

BRASÍLIA, SÃO PAULO e BELO HORIZONTE A presidente Dilma Rousseff decidiu recuar de uma participação mais expressiva na única campanha em que entraria de cabeça, a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. O motivo é um vídeo guardado pelo PSB em que Dilma diz que Márcio Lacerda, que disputa a reeleição, é o melhor prefeito do Brasil. Na semana passada, Lacerda disse que não cogitava usar o vídeo.

Mas aliados seus afirmam que as imagens serão usadas se necessário, ou seja, se Dilma aparecer na campanha do petista Patrus Ananias.

Assim sendo, a presidente adiou sua ida a Minas Gerais para depois do dia 15 de setembro. Recentemente, a coligação de Patrus pediu na Justiça Eleitoral a proibição do uso de imagens de Dilma na campanha do atual prefeito, mas o pedido foi considerado improcedente.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que tem tratado das eleições com o presidente do partido, Eduardo Campos (PSB-PE), confirmou a ameaça:

- Se ela entrar na campanha (do Patrus), o vídeo vai mostrar que Márcio Lacerda é realmente o melhor prefeito do Brasil, como ela mesmo disse.

A posição do PSB, segundo Rollemberg, é evitar a nacionalização da campanha, já que a presença de Dilma no palanque de Patrus pode trazer instabilidade para Lacerda, que hoje lidera as pesquisas com 20 pontos de vantagem.

- Se Márcio chamar, Eduardo vai. Mas, no momento, o partido optou por não nacionalizar a campanha.

dilma tem 59% de aprovação

A avaliação no Planalto é de que Dilma deve evitar que o PSB use o vídeo. Mas, na reta final, essa posição pode ser revista. O comando petista em Minas desdenha do material.

- Ela achava isso (que Lacerda era o melhor prefeito), mas rompeu com o projeto e foi para o lado que o povo já derrotou várias vezes nas urnas. - disse o presidente do PT municipal, Reginaldo Lopes.

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), presidente do PSDB municipal e parte da coligação de Lacerda, avisa:

- Não tem espírito de chantagem. O vídeo só será usado se for necessário repor a verdade. Presidente da República não pode ser cabo eleitoral.

A boa avaliação do governo Dilma tem provocado disputa. Além de Belo Horizonte, o cenário sobre o uso de sua imagem se repetiu em São Paulo, Recife e Porto Alegre. O PT tem ido à Justiça para impedir que candidatos de partidos da base se vinculem a ela.

- Pesquisas mostram que uma parte da população votaria em um candidato com apoio da presidente. É natural que os candidatos tentem mostrar proximidade - diz o cientista político Cláudio Couto, da Fundação Getulio Vargas.

O cientista político Fernando Antônio Azevedo, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), concorda.

- Se a Dilma estivesse com uma avaliação negativa, não ocorreria isso.

Pesquisa Ibope/CNI de junho mostrou que 59% das pessoas consideram a gestão da presidente ótima ou boa.

- Claro que a presidente Dilma ajuda a conquistar o eleitor. Tem alto nível de aprovação - diz o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral.

Os socialistas também foram alvo de representação do PT em Recife. Na capital pernambucana, a tentativa petista foi de proibir que o candidato Geraldo Júlio usasse um jingle que cita Dilma. A Justiça Eleitoral não aceitou o pedido de Humberto Costa (PT).

- Estamos usando fatos reais. Não estamos dizendo que a Dilma apoia nosso candidato - justifica Amaral.

Em São Paulo, a disputa é com o PMDB, partido do vice-presidente, Michel Temer. Na sexta-feira, o PT havia obtido liminar que impedia a campanha de Gabriel Chalita de mostrar na TV uma foto com a presidente. Ontem, a liminar obtida pela campanha de Fernando Haddad (PT) foi derrubada.

- Meu partido faz parte da base de apoio do governo. Tive a honra de participar da campanha dela, de apoiar a presidenta Dilma - afirma Chalita.

Em Porto Alegre, por enquanto, o PT vence a batalha na Justiça Eleitoral contra o PCdoB, de Manuela D"Ávila. A candidata comunista, adversária do petista Adão Villaverde, foi proibida no domingo de exibir imagens de pessoas não filiadas a partidos de sua coligação. Manuela era apresentada na TV como vice-líder do governo Dilma, menção que também foi proibida.

- A identificação com a presidente Dilma é parte da trajetória dela. Ajudamos a eleger a presidente e somos parte do governo, portanto, achamos que não teria sentido não falarmos desse processo - diz o presidente do PCdoB de Porto Alegre, Adalberto Frasson.

Para o PT, a imagem da presidente Dilma Rousseff deve ser exclusividade do partido.

- Alguns candidatos ficam querendo surfar no prestígio popular de Lula e Dilma, que são do PT. O PT tem entrado na Justiça contra esse tipo de apropriação indébita, que só confunde o eleitor - diz o presidente do PT, Rui Falcão.

Os cientistas políticos Cláudio Couto e Fernando Antônio Azevedo consideram legítimo os partidos da base mencionarem a presidente.