Título: Banco Rural diz ter respeitado normas em empréstimos ao PT
Autor: Carvalho, Jailton de; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 28/08/2012, O País, p. 7

Instituição, porém, não informou ao BC autores dos saques

BRASÍLIA O presidente do Conselho de Administração do Banco Rural, Plauto Gouvêa, reafirmou ontem que "o Banco Rural respeitou a legislação e as normas vigentes à época" ao emprestar R$ 32 milhões ao PT e a empresas do publicitário Marcos Valério, movimentação que é alvo de análise do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão. Em nota, Gouvêa também disse que o banco tomou a iniciativa de registrar a identidade de todos os sacadores que foram às agências do banco.

O presidente do Conselho disse ainda que Carlos Godinho, ex-superintendente de Compliance (responsável pela garantia de respeito às normas vigentes dentro do banco), "não tinha acesso às informações sobre as quais se manifestou". Em seu depoimento ao Ministério Público Federal, Godinho disse ter sido orientado para que as movimentações suspeitas envolvendo os empréstimos ao PT e às empresas de Marcos Valério não constassem em seus relatórios.

Como O GLOBO mostrou no último domingo, ao informar ao Banco Central os saques feitos por dirigentes de partidos políticos e seus emissários, o banco omitiu os nomes dos sacadores e atribuiu a movimentação a "pagamento de fornecedores" das empresas de Valério. Antes de autorizar cada saque, o banco recebia e-mails com orientações sobre os pagamentos e os nomes dos destinatários dos recursos.