Título: Em 2007, ministro e réu no mesmo evento
Autor: Carvalho, Jailton de; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 29/08/2012, O País, p. 4

Lewandowski e João Paulo compareceram ao lançamento de revista

O ministro Ricardo Lewandowski, que votou pela absolvição do deputado João Paulo Cunha no processo do mensalão, participou em abril de 2007 de evento promovido pela prefeitura de Osasco no qual dividiu a tribuna de honra com o agora réu do escândalo. O encontro aconteceu cerca de um ano após o então procurador-geral Antonio Fernando de Souza enviar a denúncia do mensalão ao Supremo, mas quatro meses antes de o plenário do STF votar pelo recebimento a denúncia.

Na ocasião, o ministro concedeu entrevista e foi capa da publicação "Expressão Jurídica", editada e distribuída pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da prefeitura.

No evento, segundo o site da prefeitura, Lewandowski elogiou o lançamento da revista: "Esta é uma homenagem que o município presta não somente a mim, mas também ao Judiciário brasileiro. A revista tem uma proposta inovadora e ousada. Estamos empenhados em garantir os direitos fundamentais e, para isso, agora contamos com mais uma ferramenta".

A assessoria de imprensa da prefeitura informou João Paulo estava presente e fez uso da palavra na condição de parlamentar eleito por São Paulo, com base política em Osasco. A assessoria do ministro informou que ele já recebeu centenas de homenagens de diferentes órgãos, entre elas a da prefeitura de Osasco, e que não tem relação com João Paulo.