Título: Socialista e petista empatados em Recife
Autor: Guandeline, Leonardo;
Fonte: O Globo, 30/08/2012, O País, p. 12

Geraldo Júlio, do PSB, sobe 22 pontos e Costa perde 6. Ambos têm 29% dos votos

Recife e Belo Horizonte A disputa entre os candidatos do PT e PSB à sucessão municipal está cada vez mais acirrada em Recife. Agora, o senador Humberto Costa (PT-PE) e Geraldo Júlio de Mello (PSB) estão empatados, com 29% das intenções de voto, de acordo com a segunda rodada de pesquisa Datafolha/TV Globo, divulgada ontem. O socialista subiu 22 pontos, e o petista perdeu seis. Se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno.

O crescimento do candidato do PSB é uma tendência que vem sendo observada nas pesquisas, inclusive do Ibope. Na primeira rodada do Datafolha, de 21 de julho, Geraldo Júlio aparecia com 7% e Costa liderava com 35%. O candidato do DEM, José Mendonça, que tinha 22%, caiu para 9%. Já o do PSDB, Daniel Coelho, cresceu de 8% para 12%.

Geraldo Júlio é o que tem menor rejeição: 12%. Já os candidatos do DEM e do PT têm 29% de rejeição Não votariam em nenhum candidato a prefeito de Recife 5% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada entre 28 e 29 de agosto, com 832 pessoas na capital pernambucana, e registrada sob o número 00080/12. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em BH, diferença entre Lacerda e Patrus se mantém

Em Belo Horizonte, outra briga entre PT e PSB. Mas, na capital mineira, a diferença entre as intenções de votos no ex-ministro Patrus Ananias (PT) e no prefeito Marcio Lacerda (PSB) se manteve praticamente estável. Lacerda segue na frente, com 46% das declarações de voto - 16 pontos percentuais a mais que Patrus (30%).

No primeiro levantamento do Datafolha, Lacerda tinha 44% dos votos e Patrus, 27%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Vanessa Portugal (PSTU) obteve 4% de intenções de voto, um ponto a mais que na pesquisa anterior. Já Maria da Consolação (PSOL) manteve 1%. Alfredo Flister (PHS), Pepê (PCO) e Tadeu Martins (PPL) não pontuaram.

Brancos e nulos somam 10%, um ponto percentual a mais que na primeira pesquisa. Já os indecisos caíram três pontos percentuais, para 9%. Os entrevistados também foram perguntados em quem não votariam. Patrus não receberia o voto de 19% das pessoas ouvidas e Lacerda, de 17%. O levantamento foi feito entre terça-feira e ontem. Participaram 827 eleitores. A pesquisa foi registrada com o número 00294/2012 no TRE-MG.