Título: No Rio, Paes tem 53% e Freixo chega a 13%
Autor: Guandeline, Leonardo;
Fonte: O Globo, 30/08/2012, O País, p. 12

Intenções de voto do prefeito ainda garantem vitória no 1º turno

A segunda pesquisa do Instituto Datafolha após o registro das candidaturas aponta que a diferença entre o atual prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), diminuiu quatro pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Marcelo Freixo (PSOL), mas a disputa ainda seria decidida no primeiro turno. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo" e divulgada ontem, coloca Paes com 53%, contra 13% de Freixo. Na última pesquisa do Datafolha, no mês passado, os percentuais eram de 54% e 10%, respectivamente.

Com dianteira de mais de 40 pontos percentuais, Eduardo Paes não comentou os resultados. Marcelo Freixo comemorou, dizendo que o placar dará "mais ânimo aos militantes", pois mostra que sua campanha está "no caminho certo":

- É uma pesquisa que já pega o início do horário eleitoral na televisão. Isso significa que nosso trabalho nas redes sociais e nas ruas foi mais importante do que o tempo pequeno que tivemos na TV. A campanha com menos tempo na TV é a que mais cresce e a que tem a menor rejeição - afirmou o candidato do PSOL.

Filho do ex-prefeito Cesar Maia, que concorre a uma vaga na Câmara dos Vereadores, Rodrigo Maia (DEM) foi sucinto na avaliação:

- A pesquisa mostrou que o quadro segue estável. As mudanças começam a partir do dia 15 - afirmou.

Os votos em branco e nulos somaram 13%, contra 14% na consulta anterior, e 10% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. Na pesquisa de julho, o número de indecisos era de 8%.

A pesquisa, registrada no TSE sob o número 00054/2012, ouviu 944 eleitores entre os dias 28 e 29 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

MAIA TEM MAIS ALTA REJEIÇÃO

O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre o nível de rejeição dos candidatos à prefeitura do Rio. Rejeitam todos os candidatos ou não votariam em nenhum 6% dos eleitores entrevistados, contra 7% na pesquisa anterior, e 12% votariam em qualquer um; na pesquisa anterior, o percentual era de 11%.

Rodrigo Maia permanece como o candidato mais rejeitado, com 31% das citações. Eduardo Paes aparece a seguir, com 17% de rejeição (20% na pesquisa de 19 de julho), seguido de Aspásia e Cyro Garcia, com 17% (16% e 15% na anterior, respectivamente), e Otávio Leite, com 12% (15% em 19 de julho), Antonio Carlos, Fernando Siqueira (10%, cada) e Marcelo Freixo (10%, contra 9% na pesquisa anterior).