Título: Conselheiro defende sanção a Pimentel
Autor: Gama, Júnia
Fonte: O Globo, 31/08/2012, O País, p. 12

Integrante da Comissão de Ética diz que advertência não foi precipitada

BRASÍLIA Integrante da Comissão de Ética Pública da Presidência por três anos, Fábio Coutinho, cujo mandato expirou em julho deste ano - e não deve ser renovado -, afirma, sem citar o nome do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, que não houve precipitação em seu pedido de aplicação de advertência contra o ministro.

- A proposta de aplicação de sanção de advertência a um determinado ministro de Estado ocorreu seis meses após o início do procedimento ético, que teve curso regular, ou seja, com respeito aos princípios do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal - disse ontem por e-mail.

A mensagem foi enviada em resposta à reportagem publicada ontem no GLOBO, revelando que a presidente Dilma Rousseff teria ficado insatisfeita com a atuação de Coutinho e de Marília Muricy, outra conselheira que não deve ser reconduzida, em casos examinados pela Comissão de Ética.

Coutinho salienta que Pimentel teve o amparo "dos principais escritórios de advocacia de Brasília" para defender seus interesses na comissão, onde é investigado devido à suspeita sobre consultorias milionárias que realizou entre 2009 e 2010, como revelou O GLOBO em dezembro.

- A autoridade em questão constituiu um dos principais escritórios de advocacia de Brasília para defender seus interesses, de ponta a ponta. Colocado o processo em pauta na sessão de 11 de junho, foram colhidos dois votos e, em seguida, na sequência dos debates, aprovou-se, por maioria, a realização de nova diligência - afirmou.

Coutinho também rebateu a avaliação reservada de interlocutores do Palácio do Planalto de que sua atuação na comissão teria sido negativa, e reforçou o posicionamento do presidente do colegiado, Sepúlveda Pertence, que afirmou que Coutinho realizou "ótimo trabalho":

- Quanto aos juízos de valor atribuídos a "fontes do governo", fico com a opinião do presidente da Comissão de Ética Pública.