Título: Mercedez para produção em São Paulo
Autor: Scrivano, Roberta; Gama, Júnia
Fonte: O Globo, 01/09/2012, Economia, p. 26

-SÃO PAULO- A Mercedes-Benz informou ontem que paralisará por um dia, na próxima segunda-feira, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde produz caminhões, chassis de ônibus, câmbios, motores e eixos. A decisão de dar folga coletiva aos cerca de 12 mil trabalhadores da unidades acontece após movimentos semelhantes adotados pela empresa neste ano, em meio ao cenário de queda de vendas enfrentado pelo setor.

Nos sete primeiros meses do ano, as vendas de caminhões acumulam queda de 17,4% e as de ônibus, 11,3%, na comparação com igual período de 2011.

Se as vendas de caminhões — um indicador dos investimentos feitos por indústria e agropecuária — estão em queda, a comercialização de automóveis, termômetro do consumo das famílias, não para de bater recorde.

A perspectiva do fim da redução do IPI fez as vendas de carros dispararem em agosto. Até quinta-feira, dia 30, haviam sido licenciados 381 mil automóveis e comerciais leves. A expectativa das montadoras é que, incluindo dos números de ontem, último dia do mês, as vendas devem passar da barreira das 400 mil unidades, um novo recorde mensal do setor. (Lino Rodrigues, com agências internacionais)