Título: E a safra de café salvou o PIB... As de milho e algodão também
Autor: Scrivano, Roberta; Gama, Júnia
Fonte: O Globo, 01/09/2012, Economia, p. 26

A agropecuária, que teve um fraco desempenho no primeiro trimestre, com queda de 5,9%, salvou o PIB entre abril e junho. Cresceu 4,9% frente ao início do ano e 1,7% contra o segundo trimestre de 2011. A safra de café foi a principal responsável pela expansão, segundo o IBGE, seguida pela do milho (27%). O algodão também teve bom desempenho, com alta de 4,9%.

No trimestre anterior, a seca prejudicou a colheita de soja, a principal cultura no Brasil. No segundo trimestre, esse grão tem peso menor. Na comparação entre os dois trimestres, essa composição agrícola favoreceu a economia entre os meses de abril a junho.

- O principal determinante para o desempenho da agropecuária foi o resultado de culturas que estão com safras neste trimestre com projeção de crescimento no ano, como milho (27%), café (4,9%) e algodão (4,9%). A soja continuou em safra, mas com peso menor relação ao primeiro trimestre - analisou Rebeca Palis, gerente da pesquisa do IBGE, acrescentando que, apesar de a agropecuária ter crescido com força, seu peso é pequeno na economia, de 5,5%, enquanto os serviços representam 67% e a indústria, 27,5%.

Luiz Antônio Pinazza, diretor-técnico da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), afirma que o avanço da produção agropecuária reflete o aumento do preço das commodities agrícolas no mercado internacional por causa da seca que assola os EUA, a pior dos últimos 50 anos. Este mês, o valor do milho e da soja atingiram recordes históricos na Bolsa de Chicago, onde são negociados.