Título: Ministras negam acordo sobre Código Florestal com ruralistas
Autor:
Fonte: O Globo, 01/09/2012, O País, p. 8
Ideli e Izabella responsabilizam parlamentares da base
RIO E PALHOÇA (SC) As ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Izabella Texeira (Meio Ambiente), cobradas anteontem em bilhete escrito pela presidente Dilma Rousseff por causa de alterações feitas no Congresso na Medida Provisória do Código Florestal que reduzem a proteção ambiental, negaram ter feito acordo com ruralistas e defenderam a atuação do governo.
Ideli esteve em Palhoça (SC), onde afirmou que acompanhou o andamento das negociações no Congresso "até o último minuto", mas que a maioria dos ruralistas conseguiu a manobra que alterava o texto:
- Eu estive pessoalmente, minutos antes da votação, para reiterar que o governo não admitiria mexer no equilíbrio socioambiental, que é quem tem menos terra recupera menos, quem tem mais terra recupera mais. E eles mexeram minutos antes de entrar na votação.
Izabella, em evento no Jardim Botânico, no Rio, negou conflito com a presidente Dilma e atribuiu a parlamentares da base do governo o acerto para a aprovação das alterações apresentadas pela bancada ruralista:
- As manchetes dos jornais anunciavam um acordo com o governo. Não foi o Executivo que cedeu. Foi uma negociação feita por parlamentares da base do governo. A presidente pediu esse esclarecimento.