Título: Fischer: julgamento com muitos réus é terrível
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 01/09/2012, O País, p. 6

Novo presidente do STJ é a favor de desmembrar casos como o mensalão

RASÍLIA O novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, defendeu ontem o desmembramento dos processos quando muitos dos réus não têm foro privilegiado, como ocorre no caso do mensalão, onde apenas três dos 38 denunciados pelo Ministério Público Federal têm essa prerrogativa. Segundo ele, o julgamento dos outros acusados deveria ocorrer nas instâncias inferiores.

- Eu, pessoalmente, sou favorável a desmembrar sempre quando tem muitos réus, para viabilizar o processamento -afirmou, acrescentando: - Quando tem muitos réus, tem muita sustentação oral. Fica um coisa terrível.

Ele destacou, porém, que o desmembramento tem hora certa, quando questionado se o processo do mensalão do DEM - que corre no STJ - ainda poderia ser desmembrado. O processo só está no tribunal porque entre os réus há um conselheiro do Tribunal de Contas do DF. O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda é um dos acusados.

- Se estiver muito avançado, fica ruim. Mas se estiver na fase inicial, dá (para fazer o desmembramento) - afirmou o novo presidente do STJ.

O ministro ainda defendeu a regulamentação das greves no setor público.

- É melhor regulamentar, porque aí fica uma solução paritária. A regulamentação tem que sair logo.

Fischer substituiu o atual presidente, Ari Pargendler. A presidente Dilma Rousseff e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, participaram da cerimônia.

Barbosa: "Sou um barnabé"

Durante a posse, o relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, teve uma aparição rápida. Foi assediado por convidados e pela imprensa, mas se limitou a dizer que espera que o julgamento do mensalão seja rápido. Sobre o debate em plenário, não quis falar. Porém, reagiu bem humorado quando algumas mulheres presentes no evento disseram que ele era um herói por relatar o processo, que já determinou a condenação do deputado João Paulo Cunha.

- Que é isso gente. Eu sou um barnabé desse processo - respondeu.

De tanto assédio, Barbosa levou alguns minutos para percorrer entre a fila de cumprimentos a Felix Fischer e a porta de saída.