Título: Deputados candidatos, Alerj sem quorum
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 02/09/2012, O País, p. 4

Com 21 membros em campanha eleitoral, parlamento do Rio suspende votações

No estado do Rio, 21 dos 70 deputados da Assembleia Legislativa (Alerj) estão em campanha. Oito deles, licenciados. Os demais tentam conciliar suas atividades legislativas com as agendas de campanha, mas, na prática, a falta de quórum tem sido uma constante. Em pelo menos um terço das sessões de agosto, cinco votações previstas não aconteceram por falta de quórum mínimo - 36 parlamentares.

Para que os trabalhos não parassem, O GLOBO apurou que foi feito um acordo velado para garantir a presença mínima dos parlamentares no plenário às quartas-feiras - quando as matérias do Executivo são analisadas e votadas.

O presidente da Alerj, Paulo Melo, negou que exista acordo e que o processo eleitoral esteja "obstaculizando" o plenário. Explicou que pediu que as matérias mais importantes, "em especial os projetos do governo do estado", sejam colocados em pauta às quartas-feiras:

- Estabeleci isso porque temos que ter uma data para que as pessoas, inclusive os que estão em campanha, possam se organizar e votar. Para as questões essenciais, as matérias do governo e os projetos importantes dos deputados não falta quórum - disse o presidente.

O esvaziamento do plenário virou motivo de piada na quinta-feira. O deputado Paulo Ramos (PDT), que presidia a sessão, chegou a implorar em tom de brincadeira que ninguém pedisse verificação de quórum, já que só havia 32 deputados no plenário. Na terça-feira, um projeto de resolução derrubou a sessão, já que só 34 deputados votaram.

Entre os deputados que disputam as eleições, pelo menos três não compareceram nem à metade das sessões realizadas no mês. A deputada mais faltosa foi Andreia Bussato (PDT), a Andreia do Charlinho, candidato à prefeitura de Mangaratiba. Ela faltou nove sessões, e não quis comentar o assunto.

Em segundo lugar, estão Inês Pandeló (PT), candidata à prefeitura de Barra Mansa, e Bernardo Rossi (PMDB), que disputa o pleito de Petrópolis, na Região Serrana. Eles se ausentaram em oito sessões.

Inês admitiu que tem sido difícil ir à Alerj. Disse que todas suas faltas foram justificadas, que estuda se licenciar, mas não informa a data. Rossi informou que pediu à presidência da Alerj que suas faltas sejam descontadas de seus vencimentos.

aspásia, a mais ausente do rio

Ainda no quesito ausências, destaque para o deputado Waguinho (PRTB), que faltou três de um total de nove sessões em que estava apto a participar. Waguinho se licenciou no dia 22 para se dedicar ao pleito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A assessoria do deputado disse que ele não tinha agenda para entrevistas.

Na disputa das eleições na capital, Aspásia Camargo (PV) foi a que menos compareceu ao plenário. Faltou cinco sessões. Candidata à vice na chapa de Rodrigo Maia (DEM), a deputada Clarissa Garotinho faltou somente uma vez .

Aspásia atribui as faltas a uma "conjuntivite viral". A deputada, porém, não justificou as ausências. Clarissa disse que tem se esforçado para comparecer mesmo diante do clima morno da casa.

Marcelo Freixo, candidato à prefeitura do Rio pelo PSOL, está entre os parlamentares candidatos mais assíduos, junto com Felipe Peixoto (PDT), que concorre à prefeitura de Niterói, e André Ciciliano, candidato à prefeitura de Japeri. Os três não faltaram a nenhuma sessão da Alerj.