Título: Aprendizado piora à medida que alunos avançam
Autor: Gois, Antônio; Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 03/09/2012, O País, p. 6

Melhoria nos anos iniciais não se repete ao final do fundamental

RIO E BRASÍLIA Assim como retratado no Ideb, o que se verifica, analisando a distribuição dos alunos pelos níveis de aprendizado, é que o avanço nos anos iniciais não se repete nos finais, especialmente em matemática. Uma das maneiras de se verificar isso é comparando os indicadores dos alunos do 5º ano em 2007 com os dos que estavam, em 2011, no 9º ano, última série do ensino fundamental. Em tese, fora repetência ou abandono de escola, a geração que estava no 5º ano em 2007 deveria estar no 9º quatro anos depois.

Em 2007, por exemplo, o percentual de alunos com aprendizado adequado em matemática era de 24%. Quatro anos depois, apenas 17% dos estudantes ao final do ensino fundamental apresentaram, também em matemática, aprendizado considerado adequado pela escala do movimento Todos pela Educação.

A mesma conta no caso das provas de português revela quadro menos ruim, mas sem avanços. Se 28% dos alunos do 5º ano tinham aprendizado adequado em português, em 2007, quatro anos depois, a geração que estava no 9º ano registrava proporção de adequados de 27%.

Para poder fazer esses cálculos e aplicar o conceito de adequação do movimento Todos pela Educação, é preciso analisar a distribuição dos estudantes pelos diferentes níveis de aprendizado nos testes de português e matemática da Prova Brasil. O Inep, órgão do MEC responsável pelas avaliações, informou que esses dados ainda não estão prontos para o ensino médio porque, neste nível de ensino, os testes são aplicados apenas em uma amostra de alunos.