Título: Paes: cidades exportam doentes para o Rio
Autor: Schmitt, Luiz Gustavo
Fonte: O Globo, 03/09/2012, O País, p. 5

Prefeito culpa municípios vizinhos por superlotação de hospitais; Otavio Leite critica situação da rede

Em campanha pela reeleição ontem, o prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, atribui a superlotação das emergências dos hospitais do Rio às cidades vizinhas que "exportam" doentes. Paes se referiu aos municípios da Região Metropolitana - que inclui Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, cuja maior parte das administrações é de legendas coligadas com sua chapa. O peemedebista deu a declaração ao comentar uma publicação da imprensa estrangeira que questiona o legado social das Olimpíadas de 2016.

- A gente precisa que os outros municípios da Região Metropolitana do Rio invistam em saúde. Buscamos integração, mas há um papel de cobrança dos outros prefeitos que fecham hospital permanentemente. Praticamente todos estão com as emergências fechadas. Está todo mundo vindo para cá. A gente não pode ficar investindo e investindo, e os outros, desinvestindo - disparou o prefeito ontem, após visita ao Grajaú, Zona Norte, onde fez corpo a corpo com eleitores e aproveitou para fazer uma sessão de shiatsu.

Paes voltou a prometer a municipalização dos hospitais estaduais Albert Schweitzer e Rocha Faria, ambos na Zona Oeste. E anunciou que a prefeitura vai inaugurar neste mandato um centro de emergência regional no Hospital Salgado Filho, no Méier:

- É um espécie de estufa que ajuda a reduzir a pressão sobre o atendimento emergencial. A gente tem feito os centros de emergência regional. O primeiro foi no Souza Aguiar, fizemos no Miguel Couto e Hospital Lourenço Jorge, na Barra. Só falta a do Salgado Filho.

Pela manhã, Paes se manifestou no Twitter sobre a decisão da Portela, escola para a qual ele torce, de dispensar o casal de mestre-sala e porta-bandeira Rogerinho e Lucinha Nobre. Classificou como "lamentável" e disse que "o motivo não foi esclarecido". Mais tarde, mudou o tom e disse que quem estava comentando era o "Eduardo, não o prefeito".

Em campanha na Barra, Otavio Leite (PSDB) também falou de saúde, dizendo ser a grande preocupação da população:

- Ninguém crê mais na rede pública. Precisamos voltar a fazer concursos para médicos, investir no concursado e integrar as faculdades de medicina à rede. A prefeitura não pode só pensar em fazer obras.