Título: No estado do Rio, cinco atentados desde o início da disputa pelo voto
Autor: Onofre, Renato; Victor, Dorio Ewbank
Fonte: O Globo, 03/09/2012, O País, p. 3

Carro de assessor foi alvejado em Itaboraí, sede do Comperj

Desde que começou o período eleitoral, foram registrados pelo menos três mortes envolvendo candidatos e assessores no estado do Rio, em cinco atentados. Dois deles ocorreram em Itaboraí, Região Metropolitana, alvo de cobiça da política fluminense após o início da instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Segundo o juiz da 151ª Zona Eleitoral de Itaboraí, Marcelo Villas, a disputa eleitoral resultou na formação de currais de candidatos apoiados por traficantes. O problema, diz, acontece em favelas como Reta, Rua 100 e Ampliação:

- Temos problemas graves, onde moradores têm sido coagidos a votar em certos candidatos. Há candidatos proibidos de fazer campanha. Essas áreas são dominadas por traficantes com fuzis.

Mês passado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, desembargador Luiz Zveiter, alertou o Tribunal Superior Eleitoral sobre a mudança no cenário da violência eleitoral no estado. Além da presença da tropa federal em áreas de milícias e tráfico na capital, pela primeira vez o órgão estendeu a requisição à região produtora de petróleo. Estão em jogo mais de R$ 2,5 bilhões extras no orçamento na região.

O atentado mais recente em Itaboraí foi sexta-feira. O carro de Wellington Campos, coordenador de campanha do candidato à prefeitura de Itaboraí Helil Cardozo (PMDB), foi atingido por sete disparos. Mês passado, o candidato a vereador Alexandre Perim (PV) foi ameaçado de morte por homens armados.

Desde que a cidade foi anunciada como sede do maior investimento da História da Petrobras, US$ 8,4 bilhões, a política fluminense se voltou para lá. Aliados como o senador Francisco Dornelles (PP) e o governador Sérgio Cabral (PMDB) estão em lados opostos. O ex-governador Anthony Garotinho (PR) "importou" um candidato de São Gonçalo, Altineu Côrtes (PR). Márcio Panisset (PDT) também é de São Gonçalo. Disputam ainda o atual prefeito, Sérgio Soares (PP), a aposta de Dornelles, e Helil Cardozo, apoiado por Cabral e Picciani.

- Itaboraí é uma região dominada pela milícia, que impõe um coronelismo, obrigando os moradores a votarem em seus candidatos - diz a presidente da comissão de Direito Eleitoral da OAB-RJ, Vânia Siciliano, professora de Direito Eleitoral da Uerj.

Vânia aponta outras regiões dominadas por milicianos, como Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo, além da Zona Oeste e de comunidades da capital.