Título: Mercado já prevê que o país vai crescer apenas 1,64% este ano
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 04/09/2012, Economia, p. 20

Pesquisa do BC mostra também que analistas projetam inflação maior

BRASÍLIA Na primeira pesquisa Focus após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2012, o mercado financeiro voltou a reduzir a previsão de crescimento da economia brasileira, só que de forma mais acentuada: caiu de 1,73% para 1,64%. Esta foi a quinta vez consecutiva que os analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) revisam para baixo a projeção, e acontece logo após a equipe econômica anunciar mais um pacote bilionário de estímulo ao crescimento - o oitavo deste governo - que, só para os últimos quatro meses do ano, prevê a injeção de pouco mais de R$ 2 bilhões na economia.

A variação nas projeções dos analistas para a queda no PIB foi a maior das últimas três semanas. É a estimativa mais pessimista manifestada por este grupo ouvido pelo BC, desde março de 2010. Para o ano que vem, a aposta continua sendo de crescimento econômico de 4,5%.

Queda de 1,78% na indústria

A pesquisa Focus mostra que os economistas também estão mais pessimistas em relação à inflação medida pelo IPCA, passando de 5,19% na semana anterior para 5,2%. O percentual ainda está dentro da banda da meta de 4,5%, que prevê dois pontos para cima ou para baixo, mas demonstra uma insistente tendência de alta, a despeito do que vinha esperando a equipe econômica, que já contava com um arrefecimento dos índices de preços.

Para a produção industrial, os economistas mantêm o pessimismo e já contam com uma retração de 1,78% este ano. Na semana anterior, a estimativa era negativa em 1,55%. Este é o percentual mais baixo já previsto pelos analistas desde dezembro de 2009, pouco mais de um ano após a crise financeira global, quando a expectativa era de uma retração de nada menos que 7,58% para a indústria nacional.

Na semana passada, o IBGE divulgou os números da economia brasileira e revelou que o país encerrou o primeiro semestre com crescimento de apenas 0,6%. De abril a junho, o PIB avançou 0,4% sobre o trimestre imediatamente anterior e 0,5% em comparação com o mesmo período de 2011. O principal motivo do mau desempenho está no comportamento da indústria.

O mercado manteve a projeção de que a Selic encerrará este ano em 7,25% - também logo depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduziu a taxa de juros básica da economia pela nona vez seguida na semana passada para o mais baixo patamar histórico: 7,5% ao ano.