Título: Justiça apreende títulos em Itaboraí
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 06/09/2012, O País, p. 6

Fiscalização encontrou cópias de cédulas em comitê de Altineu Cortes.

A Justiça Eleitoral apreendeu na terça-feira cerca de dez cópias de títulos de eleitor no comitê de campanha de Altineu Cortes (PR), candidato a prefeito de Itaboraí e deputado estadual licenciado, no Centro de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.

A equipe da fiscalização também encontrou uma agenda, em que havia detalhes sobre encontros com eleitores e líderes comunitários no período anterior a 6 de julho, quando era proibida a campanha eleitoral. Nas anotações, havia informações sobre doações de brinquedos e encaminhamentos para consultas médicas.

- Havia indícios fortes de captação de votos - afirmou o juiz da 151ª Zona Eleitoral (Itaboraí), Marcelo Villas, que concedeu o mandado de busca e apreensão. O magistrado encaminhou os documentos ao Ministério Público Eleitoral (MPE), que vai apurar se houve abuso do poder econômico, o que pode causar a inexigibilidade e a cassação do registro do candidato.

Cortes disse que as cópias de títulos de eleitor são parte de um processo apresentado por ele à Justiça.

Desde que começaram as eleições, já foram registrados dois atentados contra candidatos em Itaboraí. A cidade tem sido palco de uma disputa eleitoral acirrada com relatos frequentes de ameaças. Ontem, foi a vez de um fotógrafo da campanha do candidato a prefeito Helil Cardozo (PMDB) registrar queixa de ameaça de morte na 71ª DP (Itaboraí).

Em depoimento à polícia, ele afirmou que recebeu um envelope em sua caixa de correios com a inscrição "morto falador". Na sexta-feira, o carro de Wellington Campos, coordenador de campanha de Cardozo, foi atingido por sete tiros.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Lucas Borges (PMDB), também já fez dois registros de ameaça de morte na delegacia local. Mês passado, o candidato a vereador Alexandre Perim (PV) foi ameaçado de morte por homens armados.