Título: Joaquim Barbosa vira herói nas redes sociais
Autor: Brígido, Carolina; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 08/09/2012, O País, p. 6

O mensalão está nas redes sociais e virou até brincadeira, com pessoas manifestando torcida pela punição aos culpados. O relator, ministro Joaquim Barbosa, foi alçado ao posto de quem levará políticos para a cadeia. E, desde que começou o julgamento, circulam na internet mensagens de apoio ao ministro. São os "memes", imagens distribuídas e compartilhadas pelos usuários que sintetizam uma ideia. Nessas imagens, Barbosa aparece como herói, justiceiro e exemplo para o país. São exaltadas a raça e a trajetória que percorreu até chegar ao cargo, tendo ingressado no curso de Direito sem depender de cotas.

Em um dos memes, Barbosa aparece de costas, vestindo a toga, com a legenda "Batman é para fracos: meu herói é negão e usa toga preta". Em outro, com o mapa do Brasil e a foto de Barbosa, a legenda é "J de Justiça. Mas podia ser de Joaquim".

O ministro não tem conta no Facebook ou no Twitter, mas sabe o que se passa nas redes sociais. Publicamente, a fama de herói já o constrangeu. Semana passada, mulheres o cercaram e afirmaram que ele era o herói delas. Ele disse ser "barnabé desse processo".