Título: Brasil melhora em ranking de competitividade
Autor: Justus, Paulo; Scrivano, Roberta
Fonte: O Globo, 05/09/2012, Economia, p. 22

País passa de 53º para 48º lugar na lista do Fórum Econômico Mundial

SÃO PAULO O Brasil ganhou cinco posições e aparece pela primeira vez entre as 50 economias mais competitivas do mundo, de acordo com o Relatório Global de Competitividade que o Fórum Econômico Mundial (FEM) divulga hoje. A economia brasileira, que saiu de 53º lugar em 2011 para a 48º neste ano, foi a único entre os países do Brics (Rússia, China, Índia e África do Sul) a avançar no ranking de competitividade - todos os demais perderam postos na lista.

Pesou a favor do Brasil a retirada do spread bancário (diferença entre os juros que os bancos cobram dos clientes e a taxa que pagam na captação do dinheiro) dos quesitos analisados no cálculo da competitividade. Em 2011, o país tinha ficado na penúltima posição neste quesito entre as 138 economias analisadas. Sem a exclusão desse quesito, o país teria no máximo avançado uma posição, diz Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação da FDC e responsável pela análise dos dados brasileiros da pesquisa:

O mérito do Brasil, diz ele, foi ter mantido uma "agenda positiva", com a redução dos juros e a desoneração de impostos, avanços captados nas entrevistas feitas com cerca de 200 empresários brasileiros ouvidos no estudo, entre março e maio deste ano. Entre os emergentes, além do Brasil, o México, que passou do 58º para 53º lugar, e a Coreia do Sul, de 24º para 19º, foram destaques.