Título: Dilma estreia na propaganda eleitoral do PT em São Paulo e Belo Horizonte
Autor: Almeida, Amanda; Guandeline, Leonardo
Fonte: O Globo, 11/09/2012, O País, p. 6

Fora da liderança, Patrus e Haddad promovem imagem de parceria com governo federal.

Consideradas estratégicas pelo PT, as candidaturas do partido em São Paulo e Belo Horizonte tiveram ontem como protagonista a presidente Dilma Rousseff. Foi a estreia da presidente no horário eleitoral gratuito, começando pelas duas capitais onde os petistas ainda estão distantes da liderança nas pesquisas. Tanto na campanha paulista, de Fernando Haddad (PT), quanto na mineira, de Patrus Ananias (PT), a presidente usou a parceria entre os governos municipal e federal para pedir votos.

Em sua primeira aparição na propaganda do ex-ministro Patrus Ananias, a presidente destacou a parceria com o petista nos anos de governo Lula e se identificou como belo-horizontina. Foram 36 segundos de participação no horário eleitoral da TV, que abriram o programa de Patrus. Dilma também foi responsável pela mensagem final, uma espécie de assinatura da campanha: "Patrus é um homem de ação e coração".

- Conheço o Patrus há muitos anos. Admiro não só a grande figura humana, como o administrador competente e inovador que ele demonstrou ser em todos os cargos que exerceu. Trabalhamos juntos no governo Lula, e vi o papel fundamental que ele teve na criação do Bolsa Família e na condução de toda a nossa política social - disse Dilma Rousseff.

Belo Horizonte se tornou prioridade para a presidente depois do racha entre PT e PSB, que acabou criando um primeiro round entre os petistas e o senador Aécio Neves (PSDB) na potencial candidatura do tucano à Presidência da República em 2014. A decisão do prefeito Marcio Lacerda (PSB) de não fazer chapa de vereadores com o PT, o que motivou o rompimento, foi incentivada por Aécio.

Ofertas de creches em sp e bh

A ida da presidente a Belo Horizonte ainda é dúvida. Os petistas avaliam o crescimento de Patrus nas pesquisas eleitorais. A presidente quer se desvincular de uma eventual derrota de Patrus e só desembarcaria na capital mineira caso Patrus tivesse um crescimento expressivo.

- Como belo-horizontina, sentiria muita alegria de tê-lo como prefeito. Como presidenta, teria toda a tranquilidade de ter um grande parceiro ao meu lado, trabalhando por nosso povo e nossa cidade - afirmou Dilma, que saiu derrotada nas eleições presidenciais em Belo Horizonte.

Depois do depoimento de Dilma, a propaganda de Patrus emendou numa proposta de universalizar a oferta de creches para crianças entre 0 e 3 anos em Belo Horizonte.

Em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff apareceu ontem à noite pela primeira vez na propaganda eleitoral do candidato do PT, Fernando Haddad. Dilma disse que o ex-ministro é "a pessoa certa para comandar a grande transformação de que São Paulo precisa" e ressaltou as parcerias que o município fará com o governo federal.

Numa fala de 30 segundos, no fim do horário eleitoral gratuito do PT, Dilma disse: "Haddad é a pessoa certa para comandar a grande transformação de que São Paulo precisa. Juntos, podemos consolidar projetos fundamentais do governo federal. Como o Proinfância, construindo muitas creches. O Pronatec, trazendo mais ensino técnico. Ou o Minha Casa Minha Vida, criando novas moradias. E, sobretudo, o programa de ensino integral Mais Educação, a grande porta do futuro para nossas crianças e jovens".

A presidente também é esperada em atividades eleitorais de Haddad na segunda quinzena do mês, na reta final da campanha.

Em São Paulo, Dilma estava reticente em aparecer na campanha de Fernando Haddad porque não queria melindrar o candidato do PMDB, o deputado federal Gabriel Chalita, da base aliada do governo e indicado pelo vice-presidente Michel Temer. Na campanha de Dilma, em 2010, Chalita ajudou a quebrar resistências a seu nome na Igreja Católica.

No Rio, a assessoria de imprensa do prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PMDB, informa que a presidente já gravou sua participação para o programa de TV, porém a data da aparição dela não foi divulgada.