Título: Pouca idade, mas muita experiência
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 27/09/2009, Política, p. 6

Pedro Abramovay e Beto Vasconcelos são exemplos de jovens que têm se destacado no alto escalão do Executivo

Abramovay foi indicado pelo Palácio do Planalto para a direção executiva do UNODC

O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, poderá ser o primeiro brasileiro com menos dos 30 anos a alcançar um cargo elevado em um organismo internacional. Ele foi indicado pelo Palácio do Planalto para a direção executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime (UNODC), em Viena, na Áustria. Com 29 anos, Abramovay chegou a ser ministro da Justiça interino, e hoje faz parte de um seleto grupo de técnicos que comanda áreas importantes no governo, apesar da pouca idade.

Advogado especializado em direito constitucional, Abramovay terá apenas como adversário para o cargo um indiano, mas tem o apoio de vários países da América Latina. Formado em 2002 pela Universidade de São Paulo (USP), onde entrou aos 17 anos, o secretário assumirá o Ministério da Justiça no meio da semana, pela segunda vez este ano. Antes de chegar ao posto que ocupa atualmente, Abramovay trabalhou no gabinete da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT), atuou no Senado e foi assessor especial do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

Tímido, o secretário do Ministério da Justiça fala pouco sobre o fato de ocupar funções importantes, apesar da idade. ¿Isso não mexe com minha cabeça. Mexe mais com o coração, pois é uma oportunidade de ajudar a mudar o país¿, afirma Abramovay. Na carta enviada ao secretário-geral da ONU, Ban-Ki-Moon, o governo brasileiro ressalta as qualidades do candidato, principalmente na área de segurança pública e sua atuação no Congresso, onde defendeu vários projetos sobre o tema, e que hoje são implantados pelo Executivo.

Casa Civil Outro jovem que tem brilhado nos corredores do poder em Brasília é o advogado Beto Vasconcelos. A discrição e a lealdade são, segundo os amigos, as principais marcas do rapaz de 32 anos, também formado pela USP, que é o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Por suas mãos, passam todos os atos normativos, projetos, decretos e outros documentos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem despacha pelo menos duas vezes por semana. Com um perfil técnico, Vasconcelos evita falar com jornalistas quando procurado, e só aparece em solenidades públicas quando solicitado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a quem é subordinado. Sua equipe é formada por advogados com sua faixa etária.

Funcionando como uma espécie de filtro do que é encaminhado para o presidente Lula, Vasconcelos também é responsável pelos pareceres de projetos importantes para o governo, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pré-sal, programa Minha Casa, Minha Vida; TV Digital, Lei de Acesso à Informação, Banda Larga nas Escolas, e as medidas provisórias contra a crise econômica editadas pelo Palácio do Planalto. Assim como Abramovay, também foi auxiliar de Thomaz Bastos, mas sua carreira no Executivo começou no Ministério da Ciência e Tecnologia. Chegou à Casa Civil como adjunto do ex-subchefe de Assuntos Jurídicos Sérgio Renault, que havia sucedido Antonio Dias Toffoli, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Isso não mexe com minha cabeça. Mexe mais com o coração, pois é uma oportunidade de ajudar a mudar o país¿

Pedro Abramovay, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça