Título: Paes tem 54%, e Freixo subiu para 18%, segundo o Datafolha
Autor: Schmitt, Luiz Gustavo
Fonte: O Globo, 13/09/2012, País, p. 4

Candidato do PSOL acirra críticas a prefeito, com foco nos transportes

O candidato do PSOL, Marcelo Freixo, manteve o ritmo de crescimento nas intenções de voto, mas não a ponto de impedir a reeleição de Eduardo Paes (PMDB) no primeiro turno, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Datafolha.

Paes tem 54% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que na última pesquisa, contra 18% de Freixo. No último levantamento, feito há duas semanas, tinha 13%.

A pesquisa, realizada em 10 e 11 de setembro, foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". Foram entrevistadas 1.086 pessoas na cidade do Rio. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

"eu acho que é cartel"

Com fôlego de quem somou cinco pontos percentuais nas intenções de voto, Freixo acirrou ontem o discurso crítico ao adversário. Ao defender o modelo de transporte sob trilhos no lugar dos BRTs (corredores de ônibus articulados), o candidato do PSOL centrou fogo na política municipal de transportes:

- O Tribunal de Contas do Município apontou indícios de formação de cartel nos consórcios de ônibus do Rio. Eu acho que é cartel. É uma questão política. As empresas de ônibus fazem o que querem no Rio - acusou Freixo, em entrevista à rádio Bandeirantes.

Paes não quis comentar a pesquisa. Ele disse que prefere não perder tempo e ainda fez piada com os jornalistas:

- Não posso deixar meus amigos jornalistas desempregados. Se eu virar comentarista de pesquisa, quem vai comentar as pesquisas? Pesquisa não me emociona nem me deprime. Então, não perco tempo com pesquisa.

Rodrigo Maia (DEM) caiu para 4% das intenções de voto, ante os 5% que tinha na pesquisa realizada no fim de agosto. Otavio Leite (PSDB) tem 3% das intenções de voto; Aspásia Camargo (PV) tem 2% e Cyro Garcia (PSTU) tem 1%. Já Antonio Carlos (PCO) e Fernando Siqueira (PPL) não atingiram 1%. Votos em branco ou nulos somam 9%. Indecisos são 8%.

maia tem maior rejeição

Maia aumentou seu índice de rejeição em 11 pontos percentuais, o maior entre os candidatos. Segundo o levantamento, 42% dos eleitores nunca votariam no filho do ex-prefeito Cesar Maia. Ao ser questionado sobre a rejeição, Maia demonstrou irritação:

- Não sou comentarista de pesquisa.

Aspásia e Cyro Garcia têm o segundo maior nível de rejeição, de 18%. Já Paes tem16%, e Freixo, 10%.

Otavio Leite partiu para o ataque contra Freixo, classificando o crescimento do adversário de "modismo":

- Ele já atingiu um teto entre o eleitorado, que vai migrar para um processo de amadurecimento e um bom senso, já que as minhas propostas têm conteúdo. Tenho muito que crescer daqui para frente. Tanto entre os indecisos quanto entre as pessoas que migraram para o Freixo e para o Paes.

Aspásia disse estar em atividade de campanha, e não comentou os resultados. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número RJ-00083/2012.