Título: Desvantagem para Lacerda em BH frustra equipe de Patrus
Autor: Uribe, Gustavo ; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 13/09/2012, País, p. 8

Última cartada do ex-ministro é presença de Dilma na campanha

Belo Horizonte O ex-ministro Patrus Ananias (PT) viu sua desvantagem para Márcio Lacerda (PSB) passar de 16 para 18 pontos na terceira pesquisa Datafolha para as eleições à prefeitura de Belo Horizonte, divulgada ontem. Lacerda conquistou três pontos percentuais, atingindo 49% das intenções de voto, contra 31% de Patrus Ananias.

Em evento de campanha, o ex-ministro petista minimizou o resultado:

- Tem vários institutos de pesquisa fazendo trabalho em Belo Horizonte, com dados até contraditórios. Nós consideramos e respeitamos. Mas estou andando pelas ruas e sinto uma vibração forte. A campanha está crescendo.

As contradições mencionadas por Patrus se referem à pesquisa do Ibope, no último dia 5, em que a diferença em relação a Lacerda caiu de 19 pontos para 14 (44% a 30%).

O resultado do Datafolha frustrou a equipe de Patrus. A expectativa era a de que o ex-ministro ganhasse pontos, embalado pela propaganda eleitoral na televisão e pela presença do ex-presidente Lula na capital mineira.

A última cartada de Patrus é a presidente Dilma Rousseff. Ela apareceu pela primeira vez no programa dele na segunda-feira passada. Ainda não está decidido, porém, se Dilma realmente desembarcará em BH. A ideia é que ela só o fará caso Patrus cole em Lacerda nas pesquisas.