Título: Em Recife, Geraldo abre 11 pontos sobre petista
Autor: Uribe, Gustavo ; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 13/09/2012, País, p. 8
Candidato do PSB dispara na liderança, segundo Datafolha
Recife O candidato do PSB, Geraldo Júlio de Melo, lidera a corrida sucessória para a prefeitura do Recife e agora tem vantagem de 11 pontos em relação ao seu principal adversário, o senador Humberto Costa (PT). O socialista aparece com 34% das intenções de voto, contra 23% do petista. Num eventual segundo turno, Melo ganharia a eleição com 55%. Costa ficaria com 34% das intenções de voto.
Esse é o resultado da terceira rodada da pesquisa Datafolha, divulgada ontem pela TV Globo. Na segunda rodada, eles estavam empatados. No dia 29 de agosto, ambos ostentavam 29% de intenções de voto. O socialista é o candidato em maior ascensão entre os oito que disputam a prefeitura e também o que apresenta a menor rejeição: 17%. Com relação a Humberto Costa, 38% das pessoas consultadas informaram que não votariam nele de jeito algum.
Datafolha: Costa caiu 12 pontos
A tendência de crescimento do socialista vem sendo observada em todas as pesquisas efetuadas, e é constatada tanto nas divulgadas pelo Ibope quanto nas contratadas a institutos locais por meios de comunicação de Pernambuco. Pelo Datafolha, Geraldo Júlio tinha apenas 7% na primeira rodada (21 de julho), subiu para 29%, na segunda (29 de agosto) e chegou a 34% (ontem). Humberto Costa entrou na corrida com 35%, caiu para 29% e, agora, tem 23%. Além do socialista, só um outro candidato tem crescido: Daniel Coelho (PSDB). Deputado estadual egresso do PV, ele faz críticas pesadas aos candidatos do PSB e ao PT.
O maior declínio no percentual de intenções de voto, no entanto, não pertence a Humberto Costa - que, segundo o Datafolha, despencou 12 pontos percentuais entre os meses de julho e setembro -, mas, sim, ao deputado José Mendonça Filho (DEM), que caiu de 22% para 8% nas intenções de voto. Seu principal cabo eleitoral no passado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) está aliado ao PSB.
O estudo mostrou que Júlio cresce em todos os setores. A pesquisa ouviu 959 pessoas entre os dias 10 e 11 de setembro e está registrada no TRE sob o número 00106/2012. Os demais candidatos pontuaram até 1% ou não pontuaram.