Título: Campanha pirata no Rio
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 05/09/2012, O País, p. 4

Candidato a prefeito em Friburgo, Marconi Medeiros utiliza o programa de Marconi Perillo quando foi candidato a governador em Goiás, com projetos que quase equivalem ao orçamento do município

Parece, mas não é

Se acreditar em promessa de político já é complicado para o eleitor, imagina se ela for a cópia pirata de outro candidato. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o apresentador de TV e candidato a prefeito Marconi Medeiros (PMN) exibe durante o horário eleitoral gratuito o mesmo programa apresentado à população de Goiás em 2010 pelo então candidato ao governo Marconi Perillo (PSDB).

Medeiros admite o plágio, mas diz que não enganou o eleitor. Ele alega que o fato de seu partido fazer parte da base do governador Perillo lhe dá o direito de utilizar o vídeo em sua propaganda.

- Eu não quis enganar o eleitor. São só propostas. É só minha ideia - disse o candidato, ignorando que se tratam de projetos do governador de outro estado.

O vídeo mostra três propostas de Perillo: o Hospital da Mulher, o Banco do Povo e a Creche Cidadã. Juntos, eles custariam cerca de R$ 400 milhões, quase o orçamento de Friburgo, de R$ 439 milhões.

Medeiros chega a brincar ao dizer que não copia tudo do xará de Goiás, alvo de inquérito no Superior Tribunal de Justiça para apurar suspeita de ligação com o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

- Não dá para copiar o que é ruim, né ?

O candidato do PMN admitiu que não teve autorização do homônimo goiano para exibir o vídeo. E disse que o ex-presidente Itamar Franco, morto ano passado, era o "mentor intelectual da ideia".

Por meio da assessoria, Marconi Perillo informou que encaminhou o vídeo para a área jurídica para as devidas providências.

O procurador-geral eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro encaminhou o caso para a promotoria eleitoral da cidade:

- É claro que ele está fazendo uma coisa errada.

Segundo ele, a lei das eleições proíbe o uso de qualquer recurso de vídeo que distorça a realidade.