Título: Relator pede arquivamento de denúncias contra Bacelar
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: O Globo, 05/09/2012, O País, p. 9

Envolvido no balcão de emendas pode escapar de cassação na Câmara

BRASÍLIA O deputado Sibá Machado (PT-AC) apresentou, ontem, parecer no Conselho de Ética da Câmara pedindo o arquivamento das denúncias contra o colega João Bacelar (PR-BA), acusado de comprar emendas parlamentares em troca de apoio a campanhas políticas de outros parlamentares. O deputado Mendes Thame (PSDB-SP) pediu vista, e a votação foi adiada para o dia 18. O PSDB deve apresentar um voto em separado.

O líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), lamentou o possível arquivamento. Seu partido foi o autor da representação.

- Parece que o Conselho vai afirmar que cada um faz com suas emendas individuais o que quiser: barganha, negócio, demagogia eleitoral, cerca para curral de votos, busca de vantagem pessoal - disse.

Já o deputado Ricardo Izar Júnior (PSD-SP), relator da representação contra Marcos Medrado (PDT-BA), recomendou abertura de processo. Medrado confirmou que negociou emenda com Bacelar, em troca de apoio a um prefeito baiano.

Em junho, O GLOBO publicou reportagens sobre um balcão de emendas. Isabella Suarez, ex-mulher de Bacelar, disse que ele comprava emendas de colegas, ajudando-os a financiar suas eleições.