Título: Russomanno amplia vantagem na eleição em São Paulo, aponta Ibope
Autor: Guandeline, Leonardo; Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 14/09/2012, O País, p. 13

Em simulação de segundo turno, candidato do PRB supera Serra e Haddad.

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRB, Celso Russomanno, subiu quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento, divulgado no dia 31 de agosto, e agora tem 35% das intenções de voto. José Serra, do PSDB, caiu um ponto e vem a seguir, com 19%, seguido de Fernando Haddad, do PT, que também oscilou um ponto para baixo e tem 15%. Com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou menos, os candidatos do PSDB e do PT estão empatados tecnicamente.

Gabriel Chalita (PMDB) oscilou de 5% para 6% e Soninha Francine (PPS) manteve os 4%. Paulinho da Força (PDT) e Carlos Giannazi (PSOL) têm 1% cada. Os votos em branco e nulos somam 13%. E 6% dos eleitores não sabem ou não opinaram. A pesquisa eleitoral foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

O Ibope também simulou cenários para o segundo turno. Em uma disputa entre Russomanno e Serra, o candidato do PRB teria 52% e o tucano somaria 22%. Russomanno também venceria Haddad: 50% contra 25%. Numa disputa entre Haddad e Serra, o petista teria 37% e o tucano, 33%.

O levantamento, realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, ouviu 1.001 eleitores. A pesquisa foi registrada no TRE-SP sob o protocolo SP-00835/2012.

Líder nas pesquisas, Russomanno comemorou e disse que continuará com uma campanha eleitoral "limpa" e "justa". Ele acusou os seus adversários de lhe fazerem "ataques pessoais".

- Eu quero continuar a campanha de forma limpa e justa. Não realizando ataques pessoais, como os que estão acontecendo, tentando denegrir a minha imagem - afirmou Russomanno.

O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), da coordenação de campanha de Serra, reconheceu que o crescimento do candidato do PRB não era esperado.

- Nós tínhamos outra expectativa, mas estamos absolutamente confiantes de que Serra passará para o segundo turno - disse Feldman.

O vereador José Américo (PT-SP), da coordenação da campanha do PT, lembrou que a última pesquisa Datafolha apontou alta do petista.

- São retratos do momento. O grau de definição do eleitorado ainda é baixo. É normal que haja oscilações nas pesquisas eleitorais - explicou José Américo.