Título: Ratinho Jr. cresce e lidera em Curitiba
Autor: Amorim, Silvia; Almeida, Amanda
Fonte: O Globo, 14/09/2012, O País, p. 14

Candidato do PSC abre seis pontos em relação a Luciano Ducci (PSB)

O candidato Ratinho Jr. (PSC) assumiu pela primeira vez a primeira posição na disputa pela prefeitura de Curitiba, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem. Ele tem 32% das intenções de voto, cinco pontos percentuais a mais do que no último levantamento, divulgado no dia 29 de agosto. A pesquisa, no entanto, mostra o candidato do PSC ainda empatado tecnicamente com o atual prefeito Luciano Ducci (PSB), que caiu um ponto e tem 26% das intenções de voto, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Gustavo Fruet (PDT) vem na terceira posição, com 16%, quatro a menos do que no levantamento anterior.

A divulgação da pesquisa, registrada no TRE com o número 00148, estava suspensa pela Justiça desde terça-feira, após a coligação de Fruet argumentar que o instituto não informou a ponderação do grau de instrução e do nível econômico dos 958 eleitores entrevistados. A divulgação, porém, foi liberada nesta tarde, por decisão da corte do TRE, por quatro votos a dois.

Além do Datafolha de Curitiba, foram divulgadas ontem também pesquisas do Ibope em Goiânia e Salvador. Em Goiânia, o candidato Paulo Garcia (PT) lidera com folga a disputa, com chances de se eleger já no primeiro turno. Ele tem 41% das intenções de voto, sete pontos percentuais a mais do que na pesquisa anterior. Em segundo lugar está Jovair Arantes (PTB), com 11%. Logo atrás aparecem Elias Junior (PMN), com 9%, Isaura Lemos, com 4%, Professor Pantaleão, com 3%, e José Netho (PPL) e Rubens Donizzeti (PSTU), ambos com 1%. O número de registro da pesquisa em Goiás é 00210.

Outro petista a registrar aumento nas intenções de voto foi o candidato à prefeitura de Salvador Nelson Pelegrino, que passou de 16% para 27% das intenções de voto. A pesquisa do Ibope (registrada com o número 00142), no entanto, segue mostrando o candidato do DEM, ACM Neto, na liderança, com 39% dos eleitores, uma oscilação apenas um ponto percentual menor do que a registrada na última pesquisa.

Em terceiro lugar vem Mário Kertész (PMDB) com 6%, em quarto Márcio Marinho (PRB) com 3%, em quinto Tadeu da Luz (PRTB) com 3% e em último Hamilton Assis (PSOL) com 2%.

Tanto em Goiânia quanto em Salvador, a margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo.