Título: China, Rússia e Índia continuam desacelerando, diz OCDE
Autor:
Fonte: O Globo, 14/09/2012, Economia, p. 31
Já Brasil e Reino Unido devem experimentar retomada econômica
Mais um sinal do enfraquecimento da economia global emergiu ontem com a divulgação de relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciando que a desaceleração em China, Rússia e Índia persistirá nos próximos trimestres. França e Alemanha teriam crescimento fraco, e Japão e Estados Unidos, crescimento levemente menor do que a previsão anterior. Já Brasil e Reino Unido demonstram possível retomada da atividade econômica, disse o órgão.
O estudo se baseou em indicadores que tentam identificar momentos de inflexão na atividade econômica. A organização informou que seu indicador composto para China e Índia permaneceu estável em julho ante junho a taxas consistentes com desaceleração econômica. Já o índice para Rússia e Itália caiu, assim como a leitura para a zona do euro.
orçamento central para a UE
Segundo o jornal espanhol "El País", o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, discutirá com representantes dos Estados da zona do euro e do Parlamento Europeu a possibilidade de dotar o bloco de países de um orçamento central, que permita emissão comum de dívida e reduza os riscos de contágio da crise. Os debates ocorrem a partir da semana que vem, disse Van Rompuy via Twitter.