Título: Petista candidato a prefeito desconhece ser investigado
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: O Globo, 16/09/2012, O País, p. 3

André Ceciliano teria participado de operações financeiras suspeitas.

As investigações sobre o mensalão detectaram, em 2006, operações financeiras suspeitas do deputado estadual do Rio André Ceciliano (PT), ex-prefeito de Paracambi e atual candidato à prefeitura de Japeri. O relatório de análise com informações sobre as operações foi remetido à Procuradoria da República no Rio. Em 2008, um inquérito policial passou a tramitar na Justiça Federal, com investigação sobre o crime de lavagem de dinheiro. O procedimento foi remetido ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região no ano seguinte e, em 2010, retornou à Justiça Federal, como mostra o trâmite do processo sigiloso no TRF. André Ceciliano diz desconhecer a apuração e atribui a denúncia a motivações eleitorais.

- Não houve movimentações atípicas. Se houve, é porque a conta estava furada. Se precisar, abro mão dos meus sigilos bancários, pois não pode pairar dúvidas sobre políticos - diz o deputado.

A Procuradoria da República no Rio recebeu também dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda responsável pelo combate à lavagem de dinheiro, referentes a "supostos ilícitos" praticados por diretores da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar as suspeitas, segundo a Procuradoria.

- Não fomos procurados nem recebemos qualquer ofício. Desconheço a existência dessa investigação. Não fazia parte da presidência da escola em 2006 - afirma o presidente Darlan Santos, que está no cargo desde abril deste ano.

A exemplo dos dois casos, muitas investigações ainda são conduzidas sob sigilo pela PF e pelo Ministério Público Federal e podem resultar em novos processos na Justiça, como desdobramento das acusações do mensalão. Réus da ação penal em julgamento no STF são recordistas em números de processos nas instâncias inferiores do Judiciário. Marcos Valério é réu em 17 processos, além da ação no STF. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares responde a sete acusações, mais o processo na alta Corte. Os principais crimes investigados são contra o sistema financeiro nacional, contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.