Título: País elevará emissão de CO2 com hidrelétricas sem reservatórios
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 16/09/2012, Economia, p. 33

Fórum Nacional debaterá esta semana opções energéticas para o Brasil

Nos próximos dez anos, a capacidade instalada de hidreletricidade no Brasil vai crescer 61%, impulsionada por novas usinas, como Belo Monte (PA) e as hidrelétricas do Rio Madeira (RO). Mas a área dos reservatórios vai avançar em ritmo bem menor: apenas 11%, nos cálculos da consultoria internacional de energia PSR. O debate será feito na Sessão Especial da 24ª edição do Fórum Nacional, organizada pelo ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso.

Esse descompasso na produção de energia fará com que o governo tenha de recorrer às térmicas com uma frequência bem maior do que a de hoje para garantir o pleno abastecimento, elevando em 230% a emissão de CO2 por cada megawatt/hora consumido no país. O Brasil consome atualmente 35,9 milhões de MWh por mês.

O alerta consta do estudo "Energia hidrelétrica e outras fontes renováveis: oportunidades e desafios", produzido pelo presidente da PSR, Mario Veiga, e que será apresentado no Fórum, entre 19 e 20 de setembro, na sede do BNDES.

O tema da sessão especial do Fórum este ano é "Novos Caminhos do Desenvolvimento Brasil: Visão de País e Impulso à Competitividade".