Título: Em Itaguaí, MPF propõe ação contra Busatto por fraude
Autor: Remígio, Marcelo
Fonte: O Globo, 19/09/2012, País, p. 6

Prefeito é acusado de superfaturamento em compra de ambulâncias

A Procuradoria Regional da República no Rio apresentou denúncia à Justiça contra seis envolvidos em compra superfaturada de ambulâncias pelas prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí, na Costa Verde. Entre os denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) estão o prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior (PMDB), o Charlinho, e dois empresários. Pela ação penal proposta, Charlinho é acusado de fraude em licitação, crime de responsabilidade, corrupção passiva e formação de quadrilha.

O esquema de superfaturamento foi desarticulado pela Operação Sanguessuga, em 2006. As licitações renderam R$ 1,85 milhão às empresas vencedoras em 15 convênios entre os anos de 2000 e 2004, período em que Charlinho era prefeito reeleito em Mangaratiba. Ele está em seu segundo mandato em Itaguaí e sua mulher, a deputada estadual Andréia Cristina Busatto (PDT), disputa a prefeitura de Mangaratiba. A família Busatto tem forte influência política em ambos os municípios e em Seropédica, cidade vizinha.

Em nota divulgada ontem, Charlinho afirmou que o processo licitatório para a compra das ambulâncias "foi feito dentro dos trâmites legais". O prefeito informou que colabora com as investigações e que o processo foi aprovado pela União.