Título: Candidato do PRB falta a debate da Igreja e se torna alvo de ataques
Autor: Guandeline, Leonardo ; Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 21/09/2012, País, p. 9

O líder das pesquisas de intenção de voto da eleição para a prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno (PRB), foi atacado pelos adversários por ter faltado ao debate promovido ontem pela Igreja Católica. Na abertura do evento, o cardeal arcebispo dom Odilo Scherer condenou a transformação de igrejas em currais eleitorais.

Desde a semana passada, a Arquidiocese de São Paulo vem criticando a candidatura de Russomanno por causa de um texto publicado no ano passado pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, em seu blog, ligando a Igreja Católica à proposta de distribuição nas escolas do país de um "kit anti-homofobia". A crise serviu de argumento para Russomanno faltar ao debate.

- Nós não aprovamos que nossas igrejas sejam transformadas em currais eleitorais ou que também o voto das nossas comunidades religiosas seja imposto por um cabresto eleitoral - afirmou dom Odilo.

O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, atacou o líder nas pesquisas.

- As picuinhas entre PT e PSDB fazem com que a liderança da pesquisa seja de um candidato que não tem proposta nenhuma.

Celso Russomanno queria conversar com o arcebispo de São Paulo antes de ir ao debate, mas dom Odilo alegou falta de espaço em sua agenda.