Título: Rejeição a Haddad cresce, e Serra iria hoje ao 2º turno
Autor: Guandeline, Leonardo ; Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 21/09/2012, País, p. 9

Segundo Dafolha, Russomanno se mantém líder; tucano sai de empate com petista

Se as eleições fossem hoje, o segundo turno para a prefeitura de São Paulo seria disputado entre os candidatos Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB), de acordo com o Instituto Datafolha, que divulgou ontem novo levantamento de intenções de voto para a capital paulista. A pesquisa mostra que Russomanno somou três pontos em relação à última avaliação e agora chegou a 35% da preferência dos eleitores. Serra está em segundo lugar, com 21% e oscilação positiva de um ponto. Já Fernando Haddad (PT) perdeu dois pontos, ficou com 15% e saiu do empate técnico com Serra.

No atual levantamento, a margem de erro passou de três para dois pontos percentuais, para mais ou menos. O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, aponta que a queda nas intenções de voto pode, também, explicar o aumento da rejeição do ex-ministro da Educação, de 19% para 23%. Serra continua com a maior rejeição, com 44%.

- A rejeição de Haddad vinha se mantendo mais ou menos estável nos levantamentos anteriores - explicou.

Na simulação de segundo turno, Russomanno venceria tanto Serra (57% x 31%) quanto Haddad (55% x 30%). Numa disputa entre Haddad e Serra, o petista venceria por 44% a 40%.

Segundo o diretor do Datafolha, não há, neste momento, uma indicação ou possibilidade de que a eleição termine no primeiro turno. A próxima pesquisa, a ser divulgada na semana que vem, já entrará no chamado momento crucial da campanha.

José dirceu prega calma ao pt

A oscilação negativa de Haddad acendeu a luz amarela na campanha petista. Ontem, o ex-ministro José Dirceu, um dos réus do mensalão, pregou "calma, serenidade e sangue frio" à campanha de Haddad, ao analisar a pesquisa Datafolha. Dirceu reafirmou que o foco da campanha petista deve ser a chegada ao segundo turno.

"Vamos acompanhar, lutar e principalmente ter a necessária coragem para mudar. No que for preciso. Mudança tendo presente o que é mais importante: a política", escreveu ontem em seu blog pessoal.

Ao comentar a queda, Haddad disse ontem estar confiante na ida para o segundo turno. De acordo com ele, pesquisas internas do PT mostram resultados melhores. O petista também disse estar tranquilo quanto ao aumento de sua rejeição. Na opinião dele, o novo índice não tem relação com as críticas feitas pela campanha tucana no horário eleitoral nos últimos dias, nas quais foi associado ao mensalão.

Só ontem a campanha petista partiu para o ataque mais incisivo a Serra. Na TV, começou a divulgar propaganda em que afirma que ao votar em Serra, o eleitor trará de volta o ex-presidente Fernando Henrique e o prefeito Gilberto Kassab (PSD). O PT também diz que Serra "fugirá" mais uma vez do cargo.

Russomanno comentou que tem sido "a voz das pessoas que não têm como falar".

- A liderança nas pesquisas, para essas pessoas, é resultado de me verem na televisão e, olhando o que estou dizendo, elas falam: "mas é o que eu sinto" - disse Russomanno.

Serra não quis comentar os números do Datafolha, dizendo que não é "analista de pesquisa eleitoral".