Título: Ibope: Haddad aparece à frente de Serra pela primeira vez em SP
Autor: Amorim, Silvia ; Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 26/09/2012, País, p. 9
Petista e tucano mantêm empate técnico; Celso Russomanno segue na liderança
Pela primeira vez na corrida eleitoral de São Paulo, o candidato do PT, Fernando Haddad, superou numericamente as intenções de voto em José Serra (PSDB) na pesquisa Ibope. Ambos, entretanto, seguem empatados tecnicamente na disputa por uma vaga no segundo turno. De acordo com o levantamento divulgado ontem pela TV Globo, Celso Russomanno (PRB) tem 34%; Haddad, 18%; e Serra, 17%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Gabriel Chalita (PMDB) apareceu em quarto lugar, com 7%, seguido de Soninha (PPS) com 4%. Paulo Pereira da Silva (PDT) e Carlos Giannazi (PSOL) somam 1%, cada. Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 13 de setembro, Russomanno, Serra e Haddad viram suas intenções de voto oscilarem dentro da margem de erro.
O candidato do PRB passou de 35% para 34%; o tucano caiu de 19% para 17%; e Haddad subiu de 15% para 18%. Brancos e nulos são 10%. Os indecisos representam 8%. Foram entrevistados 1.024 eleitores entre os dias 22 e 24 deste mês. A pesquisa foi registrada no TRE, sob o número 01138.
A pesquisa Ibope também mediu o índice de rejeição dos candidatos à prefeitura de São Paulo. Serra continua com o maior percentual, 40%. Haddad tem 16% e Russomanno, 14%.
russomanno venceria também no 2º turno
Três cenários de segundo turno foram simulados. No primeiro, Russomanno venceria Serra por 51% a 23%. O candidato do PRB também sairia vitorioso contra Haddad - 48% a 24%. Num eventual segundo turno entre Serra e Haddad, o petista levaria a melhor: 39% a 29%.
O levantamento do Ibope de ontem indica tendência diferente da registrada no último Datafolha, que apontava um descolamento de Serra na segunda posição, seis pontos à frente de Haddad. A pesquisa, no entanto, era referente aos dias 18 e 19 de setembro. Está prevista para hoje nova divulgação.
O coordenador tucano, Edson Aparecido, considerou "estranho" o resultado e avaliou que "não condiz com a realidade".
- Não são esses os números que a gente tem em nossas pesquisas internas e não é o que nós vemos nas ruas, onde há um crescimento da aceitação à candidatura de Serra - afirmou.
O vereador Chico Macena, tesoureiro da campanha do PT, avalia que a pesquisa confirma a tendência de crescimento do petista e lembra que, historicamente, o partido costuma crescer na véspera do pleito municipal.
- Na minha opinião, Haddad pode chegar até 27% nas eleições municipais. O PT, historicamente, sobe dez pontos percentuais na reta final - disse Macena.
Líder em todas as pesquisas, o candidato do PRB visitou ontem a Zona Leste e passou por uma saia justa. Russomanno foi abordado por eleitora que o acusou de vender "a alma ao diabo" e agir "a mando do bispo Edir Macedo", da Igreja Universal do Reino de Deus.
Em caminhada, o candidato do PT fez críticas às propostas dos adversários e acusou Serra de repetir promessas não cumpridas em outras campanhas.
Já o tucano criticou uma possível nomeação de Gabriel Chalita, do PMDB, para o Ministério da Educação, em troca de apoio ao candidato do PT ainda no primeiro turno.