Título: Prova que vazou já está disponível
Autor: Magalhães, Camilia de
Fonte: Correio Braziliense, 02/10/2009, Brasil, p. 8

Sites trazem o exame, que servirá de simulado para os alunos. Professores destacam que o teste exigirá mais raciocínio lógico e abordará temas atuais

O professor Marcelo Lasneaux, do Galois: ¿A abordagem lúdica aproxima o conhecimento de sala de aula¿

Quem estava inseguro com relação ao conteúdo cobrado no Enem terá mais tempo para se preparar. As provas que tiveram o conteúdo vazado estão disponíveis para acesso no site do Inep (www.inep.gov.br) e do Correio (www.correiobraziliense.com.br/euestudante) desde a noite de ontem. E servirão como um ótimo simulado para os candidatos, pois fornecem dicas sobre o que pode cair no exame. Assim como a prova, o gabarito também está disponível.

A recomendação do diretor pedagógico do pré-vestibular Galois, Marcelo Lasneaux, é de que alunos aproveitem o período compulsório de mais um mês para se aprofundar em questões da atualidade e cultura geral, já que uma das questões da prova que vazou seria sobre o filme Touro indomável, de Martin Scorsese. Outra questão seria com base um uma tira da personagem de quadrinhos Mafalda. ¿A abordagem lúdica, com aspectos mais leigos, aproxima o conhecimento de sala de aula¿, destaca Lasneaux.

Segundo o professor de português Ênio César de Moraes Fontes, do colégio Mackenzie, é importante a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias que exigirá que o aluno tenha noção de contexto e adeque a modalidade linguística a cada situação, compreendendo e relacionando linguagens diversas ¿ orais, escritas, verbais, não verbais e mistos, literários e não literários. ¿O aluno precisa captar as intenções, explícitas e implícitas, de cada produção; que seja capaz de colocar no papel, de forma organizada, clara, coerente e bem articulada, suas ideias e argumentos¿, acrescenta.

Em ciências na natureza e suas tecnologias, as questões de química, física e biologia darão menos importância à memorização de conceitos e fórmulas e mais à habilidade de construir e aplicar conceitos. É o que defende o professor aposentado de química Júlio Gregório Filho. ¿Se necessário, usar fórmulas ou esquemas lógicos que permitam a solução de situações¿, ressalta.

O aluno precisa captar as intenções, explícitas e implícitas, de cada produção¿

Ênio César de Moraes Fontes, professor de português do colégio Mackenzie

O exame em números

4,5milhões de alunos inscritos

R$ 110 milhões é o custo com a aplicação das provas

30% desse valor foi destinado à impressão das provas

1.829 municípios aplicarão as provas

350 mil profissionais envolvidos com a aplicação das provas

8,1 mil unidades de aplicação

Novos valores

Confira as dicas dos professores para se dar bem nas provas:

Mantenha o ritmo de estudos

Não se preocupe exageradamente com a famosa ¿decoreba¿ e conhecimentos específicos, pois eles não vão aparecer

Evite questões tradicionais

O foco deve ser em questões de análise gráfica e interpretação de textos

Procure professores para orientações sobre bons filmes e livros

Tenha conhecimento sobre grandes autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade, e leia mais sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, por exemplo