Título: ACM Neto e Pelegrino travam batalha judicial em Salvador
Autor: Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 25/09/2012, País, p. 10

Candidato do DEM entrou ontem com ação criminal contra petista

BRASÍLIA A campanha eleitoral em Salvador se transformou em uma enorme batalha jurídica entre os dois primeiros colocados nas pesquisas: ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT). Desde o início da propaganda de rádio e televisão, as emissoras vêm veiculando seguidos direitos de resposta. Eles são fruto de dezenas de processos dos candidatos para que as propagandas adversárias sejam retiradas do ar. Ontem, pela primeira vez a batalha extrapolou a esfera eleitoral para a criminal. Segundo o Ibope, ACM Neto tem 39%, e Pelegrino, 27%.

O candidato do DEM entrou na Justiça com uma interpelação criminal contra Pelegrino. O motivo alegado por Neto foi uma propaganda do petista na qual ele diz que o democrata estaria respondendo a um processo por utilizar falsas informações ao tentar justificar o polêmico discurso que fez na Câmara, em 2005, no qual ameaçou dar uma "surra" no ex-presidente Lula.

troco na mesma moeda

ACM Neto nega a existência do processo e ingressou na Justiça comum para exigir que Pelegrino prove a acusação.

- Na propaganda, ele (Pelegrino) diz que estou sendo processado. Eu o desafio na Justiça para mostrar a que processo estou respondendo, pois não respondo a nenhum - afirmou o candidato do DEM.

O troco de Pelegrino foi na mesma moeda. O petista anunciou que ingressará até o final da semana com uma ação contra ACM Neto por causa de uma propaganda da campanha do DEM na qual é acusado de ser "do time do mensalão". Na esfera eleitoral, o petista já conseguiu retirar as imagens do ar, mas a nova ação tem a intenção de reparar os danos à honra. Mesmo estando no mesmo jogo de criminalização da disputa, o petista critica o adversário:

- É desespero. Ele está caindo nas pesquisas e começa a criar factoides - justificou o petista.