Título: Fortunati tem 45%, e Manuela, 28%
Autor: Allemand, Márcio
Fonte: O Globo, 22/09/2012, O País, p. 10

Ibope: prefeito de Porto Alegre sobe dez pontos e se distancia da candidata do PCdoB.

Pesquisa Ibope para a disputa da prefeitura de Porto Alegre divulgada ontem aponta que o atual prefeito e candidato à reeleição, José Fortunati (PDT), distanciou-se da candidata do PCdoB, Manuela D"Ávila. Em comparação com o levantamento anterior, realizado no início de setembro, Fortunati cresceu dez pontos, chegando a 45%. Manuela agora aparece com 28% das intenções de voto, ante os 37% do último levantamento. Já Adão Villaverde, candidato do PT, terceiro colocado, dobrou as intenções de voto em comparação com a última pesquisa e passou de 5% para 10%.

A vantagem de Fortunati sobre os demais candidatos já era apontada na última pesquisa Datafolha. As campanhas de Fortunati, Manuela e Villaverde disputam a preferência da presidente Dilma Rousseff. Dilma afirmou que não faria campanha na cidade, mas deixou uma mensagem no ar de que teria preferência por um candidato.

Empatados em quarto lugar estão Roberto Robaina (PSOL) e Wambert Di Lorenzo (PSDB), ambos com 2% cada um. O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S/A e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob nº RS-00182/2012.

Em Natal, outro pedetista lidera

O pedetista Carlos Eduardo lidera a disputa para a prefeitura de Natal com 44% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope. Em segundo lugar, está Hermano Moraes, do PMDB, com 21%. Em seguida, Fernando Mineiro (PT), com 9%; Rogério Marinho (PSDB), com 7%; Professor Robério (PSOL), com 2%; e Roberto Lopes (PCB), com 1%. Votos em branco e nulos somam 10%, e 6% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi encomendada pela TV Cabugi. Ela foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro. Foram entrevistadas 602 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), sob o número RN-00119/ 2012.