Título: Países querem compromisso para reduzir efeito estufa
Autor:
Fonte: O Globo, 22/09/2012, O País, p. 11

Negociador chinês apela por envolvimento de países desenvolvidos.

Representantes dos países que integram o Basic - Brasil, África do Sul, Índia e China - defenderam ontem um compromisso maior dos países ricos com a redução de emissão dos gases do efeito estufa. Eles se reuniram em Brasília para tratar das negociações que acontecerão na COP-18, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento será realizado em Doha, no Catar, entre 26 de novembro e 7 de dezembro deste ano.

- Os países em desenvolvimento estão reduzindo em 70% (a emissão de gases) e os desenvolvidos em 30%. O compromisso dos países desenvolvidos não é suficiente. Portanto, para 2020, temos que negociar como aumentar a taxa de redução dos países desenvolvidos - disse o vice-ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Xie Zenhua.

- As reduções que estão presentes sob a mesa dos países desenvolvidos estão aquém daquilo que a ciência e o desafio político da negociação nos impõem no diálogo de Doha e pós-Doha - disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Metas voluntárias no Brasil

Os países do Basic defendem que é preciso definir em Doha as regras para a segunda etapa do Protocolo de Kyoto - que limita a emissão de gases de efeito estufa pelos países desenvolvidos -, uma vez que a primeira etapa expira este ano. No caso dos países não desenvolvidos, como o Brasil, as metas de redução são voluntárias.

Ontem, a Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou a revisão para baixo da expansão do comércio internacional para 2012/2013. Indagado se a redução da atividade econômica afetará as negociações, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, afirmou:

- Eu não acredito que isso tenha impacto nas negociações na conferência das partes na convenção. Indiretamente, chama atenção para a importância de chegarmos a um consenso sobre temas que impactam o desenvolvimento sustentável.