Título: OMC reduz projeções para o comércio global
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 22/09/2012, Economia, p. 30

Crescimento este ano deve ficar em 2,5%, metade do de 2011

O comércio global deve crescer apenas 2,5% este ano, devido à crise global, menos da metade da média dos últimos 20 anos, informou ontem a Organização Mundial do Comércio (OMC). Em abril, o organismo projetava crescimento de 3,7%. A estimativa para o ano que vem também foi reduzida, de 5,6% para 4,3%. Em 2011, o crescimento fora de 5%.

- Vejo mais risco de queda que de melhora - afirmou o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, em uma entrevista coletiva em Cingapura. - O que surpreende é ter um volume de comércio abaixo do crescimento (econômico) mundial.

Essa revisão para baixo se deve, em grande parte, à crise da dívida na zona do euro.

- A principal razão para essa desaceleração do crescimento é, claro, a Europa - afirmou Lamy. - Também sabemos que os EUA estão mais lentos, e o Japão não está em grande forma.

Por isso, este ano o crescimento das exportações das economias emergentes será mais que o dobro do dos países ricos: 3,5% e 1,5%, respectivamente. No ano passado, esse aumento foi de 5,3% e 4,6%.

Nas importações, a diferença será ainda maior: 5,4% para os emergentes e apenas 0,4% nos países ricos, segundo a OMC.

No comunicado, Lamy afirmou que "em um mundo cada vez mais interdependente, choques econômicos em uma região podem rapidamente atingir outras". O diretor-geral da OMC elogiou as recentes medidas anunciadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e Federal Reserve (o BC americano) para estimular as economias de Europa e Estados Unidos, mas ressaltou que "mais precisa ser feito". Lamy disse ainda que "a última coisa de que a economia global precisa agora é da ameaça de aumento do protecionismo".

A OMC ressaltou que suas projeções para 2013 partem do princípio de que as recentes medidas de estímulo conseguirão evitar um rompimento na crise do euro, bem como que o Congresso americano chegará a um acordo para reduzir o déficit fiscal.

A OMC informou ainda que estima a expansão da economia global em 2,1% este ano e 2,4% em 2013 - abaixo da atual projeção do Fundo Monetário Internacional, de 3,5% e 3,9%, respectivamente.