Título: Fundos de pensão estão fora das regras
Autor: Matins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 02/10/2009, Economia, p. 16

Mesmo com a flexibilização da norma que regulamenta os fundos de pensão, a Previ, Caixa de Seguridade Social dos Funcionários do Banco do Brasil, continua desenquadrada das normas que limitam as destinação de recursos em alguns tipos de aplicação. Segundo a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), mais quatro entidades também estão na mesma situação. Na lista, figuram o fundo CBS (da Companhia Siderúrgica Nacional), o fundo da Caixa Econômica Federal, o da Usiminas e o Fapa, do Instituto de Assistência Técnica e de Extensão Rural (Emater).

O secretário de Previdência Complementar, Ricardo Pena, disse que os principais problemas estariam em investimentos imobiliários, em renda variável e em renda fixa. Pena explicou que, a despeito dos limites para aplicação em renda variável terem passado de 50% para 70%, os novos índices valem somente para as empresas com ações na bolsa e que se comprometam a adotar práticas de governança corporativa.

Questionado se as regras foram mudadas para beneficiar a Previ, Pena negou. ¿A Previ continua fora. Existem sublimites em que ela ainda está desenquadrada¿, explicou o secretário em entrevista durante o 30º Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão, em Curitiba. O presidente da Previ, Sérgio Rosa, se negou a comentar a questão. Na quarta, o diretor de Investimentos, Fábio Moser, negou que haja desenquadramento. ¿Se o fundo tem superávit está enquadrado e o nosso tem R$ 37 bilhões¿, frisou.