Título: Argentina perto do 'cartão vermelho' do FMI
Autor:
Fonte: O Globo, 25/09/2012, Economia, p. 23
WASHINGTON A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse ontem que espera que a Argentina possa evitar sanções do Fundo por seus dados econômicos precários e voltou a afirmar que o país tem três meses para melhorar a qualidade de suas estatísticas de crescimento e inflação.
- Agora eles levaram cartão amarelo e têm três meses para evitar o vermelho - disse Lagarde em audiência em Washington. - Se não houver progresso, será aplicado o cartão vermelho.
O discurso mais duro vem após mais de um ano de espera para que o governo de Cristina Kirchner pare de fornecer dados distorcidos ao Fundo, destacou a agência de notícias AFP.
Economistas dizem que o governo subestima de forma patente a alta dos preços no país. No início de setembro, informe mensal do governo informou uma taxa de inflação anual para agosto de cerca de 10%. Já especialistas previram que o índice seria de 24%.
"dia d" em 17 de dezembro
Na semana passada, o Fundo alertou oficialmente a Argentina de que ela poderia enfrentar sanções se, até 17 de dezembro, não apresentasse dados em ordem. Nessa data, a diretoria da instituição vai se reunir e avaliar se o país deu passos adicionais.
Em 68 anos de história, nenhum país foi sancionado pelo FMI pela qualidade de seus dados, afirmou a AFP.