Título: Datafolha: Paes tem 55% das intenções de voto, e Freixo, 19%
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 28/09/2012, País, p. 7
Diferença permanece inalterada, e candidato do PMDB venceria as eleições no primeiro turno
O Datafolha divulgou ontem a quarta pesquisa de intenção de voto à prefeitura do Rio. Com 55% da preferência do eleitorado, o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) manteve a liderança e seria reeleito no primeiro turno. Paes oscilou um ponto percentual para cima em relação à amostragem anterior. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que continua em segundo lugar, passou de 18% para 19%. Realizada entre os últimos dias 25 e 26, a pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
O deputado federal Rodrigo Maia (DEM) continuou com os 4% registrados na pesquisa anterior. O também deputado federal Otavio Leite (PSDB) manteve os 3%, e a deputada estadual Aspásia Camargo (PV) continuou com 2%. Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL) aparecem com 1%. Antônio Carlos (PCO), por sua vez, não pontuou.
Os votos em branco e nulos somam 8%. Os indecisos ou que não souberam responder são 7%. Os dois grupos tiveram uma redução de apenas um ponto percentual em relação à pesquisa passada. Foram ouvidos 1.461 eleitores. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sob o número 000126/2012.
Procurado pelo GLOBO, Eduardo Paes informou que não vai comentar a pesquisa. Freixo, que tenta levar a disputa para o segundo turno, analisou o resultado:
- Como em todas as pesquisas, os novos dados do Datafolha mostram que a nossa campanha só cresce, sem qualquer registro de oscilação para baixo, ao contrário das demais. O que percebemos nas ruas é que a receptividade às nossas propostas também só aumenta.
Já Rodrigo Maia afirmou que leva em conta apenas as pesquisas feitas por sua campanha:
- Pelo Datafolha, nada mudou. Mas é com as minhas pesquisas que eu faço o meu trabalho nas ruas. Os indicadores sobre as políticas públicas apontam uma queda do Eduardo Paes. Eu respeito o Datafolha. Só que a minha convicção é que essa diferença dele cairá a partir da próxima semana.
Pela primeira vez, o Datafolha anunciou os percentuais de votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos. Paes teria 65%, contra 22% de Freixo, 5% de Rodrigo Maia e 4% de Otavio Leite. Aspásia Camargo e Cyro Garcia têm 2%. Fernando Siqueira possui 1%. Antônio Carlos não pontuou.
O Datafolha fez uma simulação do segundo turno com os dois candidatos mais bem colocados. Eduardo Paes venceria a disputa com Marcelo Freixo por 61% a 30%, com 6% de votos brancos e nulos e 3% de indecisos.
- A probabilidade de uma decisão já no primeiro turno é altíssima. As pesquisas estão estabilizadas - avaliou Marcus Figueiredo, o professor e pesquisador do Iesp/Uerj.
- A campanha está polarizada entre o Paes e o Freixo, embora isso não seja uma garantia de haver um segundo turno. Nas eleições deste ano, não há um terceiro candidato forte. Em 2008, tinha o (ministro da Pesca, Marcelo) Crivella. O Rodrigo e o Otavio não conseguiram atingir dois dígitos, o que dificulta bastante - analisou Ricardo Ismael, professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RJ.
O Datafolha também pesquisou o nível de rejeição dos candidatos. Segundo o instituto, 41% dos eleitores não votariam em Rodrigo Maia; Aspásia Camargo e Cyro Garcia têm 17% de rejeição; Eduardo Paes, 16%; Otavio Leite e Fernando Siqueira registraram o mesmo percentual cada um: 13%. Antonio Carlos tem 12% e, Marcelo Freixo, 10%.
Os números do Datafolha são praticamente os mesmos em relação aos do Ibope, divulgados na última terça-feira. Paes apareceu com 52% das intenções de voto. Já Freixo registrou ligeiro crescimento em relação à pesquisa anterior e passou dos 14% obtidos na pesquisa anterior para 17%. Rodrigo Maia manteve a terceira colocação, com os 4% da primeira pesquisa. Otavio Leite segue em quarto, com 3%. Aspásia Camargo caiu de 2% para 1%. Fernando Siqueira manteve-se em 1%. Cyro Garcia (PSTU) e Antônio Carlos (PCO) não pontuaram.