Título: Russomanno perde cinco pontos em SP
Autor: Guandeline, Leonardo ; Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 28/09/2012, País, p. 10

Candidato do PRB tem 30% das intenções de voto; Datafolha aponta Serra e Haddad tecnicamente empatados

SÃO PAULO O candidato do PRB à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, caiu cinco pontos e agora tem 30% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pela "Folha de S. Paulo", mostra José Serra, do PSDB, na segunda posição, com 22%, oscilando um ponto para cima em relação à última pesquisa, divulgada na semana passada. Fernando Haddad, do PT, subiu três pontos e agora tem 18%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o tucano e o petista estão tecnicamente empatados.

O quarto colocado é Gabriel Chalita, do PMDB, com 9%, seguido por Soninha Francine, do PPS, com 4%. Os candidatos Paulinho da Força (PDT), Carlos Giannazi (PSOL) e Ana Luiza (PSTU) somaram 1%. Na simulação do segundo turno, o candidato do PRB venceria o do PSDB (50% x 34%) e o do PT (49% x 34%). No confronto entre o petista e o tucano, o candidato do PT somaria 48%, contra 38% do candidato do PSDB.

Os votos brancos e nulos chegaram a 8 %, e 6% não sabem ou não opinaram. Na avaliação por votos válidos, excluindo os brancos e nulos, Russomanno tem 34%, Serra tem 25% e Haddad, 21%.

Quanto ao índice de rejeição, o percentual de eleitores que não votariam de jeito nenhum no candidato tucano subiu de 44% para 45%. Em segundo lugar, aparece o petista, com 24%, uma oscilação de um ponto para cima. Russomanno, que tinha 19%, agora tem 22% de rejeição. O Datafolha ouviu 1.799 eleitores entre os dias 26 e 27 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), sob o número SP-01182/2012.

Os números da pesquisa diferem dos divulgados pelo Ibope, na última terça-feira, que mostrou pela primeira vez Haddad numericamente à frente de Serra. O petista tinha 18% contra 17% do tucano, ambos tecnicamente empatados. No Ibope, com margem de erro de três pontos percentuais, Russomanno aparecia com 34%.

líder diz que está feliz, mesmo com queda

O candidato do PRB disse ontem que, mesmo com a queda, está feliz por continuar na dianteira da disputa eleitoral. O vereador José Américo, um dos coordenadores da campanha do PT, considera que o resultado da pesquisa eleitoral "não corresponde à realidade". O deputado estadual Orlando Morando, um dos coordenadores da campanha do PSDB, por sua vez, avaliou que, aos poucos, a sociedade está acordando sobre as propostas do candidato do PRB.

Ontem, os candidatos do PT e do PSDB uniram-se em ataques ao plano de governo do adversário do PRB. O tucano disse que o programa "foi comprado pela internet". O petista afirmou que o plano é "laranja" e comparou o candidato do PRB a um eletrodoméstico, sem garantia. Em evento, Russomanno rebateu as críticas e disse ter mais experiência do que tinha Luiz Inácio Lula da Silva quando assumiu o Palácio do Planalto, em 2003. E defendeu um dos coordenadores de seu plano de governo, Carlos Alberto Joaquim, funcionário concursado da prefeitura, que adotou o codinome de "Carlos Baltazar".

- É um nome de guerra para preservar o funcionário, para que ele não seja perseguido - alegou.

em campanha, serra recebe beijo na boca

Um beijo na boca recebido de uma eleitora roubou a cena da campanha do candidato do PSDB ontem. Foi em caminhada num centro comercial. Uma vendedora o segurou pelo rosto e deu-lhe o beijo. Na primeira tentativa, os lábios tocaram o rosto do candidato. Ela, então, insistiu e acertou a boca. Desconcertado, o tucano riu e continuou a caminhada e comentou:

- Eu achei que tinha sido erro de pontaria. Aí veio a segunda vez, então já não era erro de pontaria. É a primeira vez em todas as campanhas e eu faço campanha há muito tempo - afirmou o candidato tucano.