Título: Marta anuncia R$ 70 milhões para Biblioteca Nacional
Autor:
Fonte: O Globo, 28/09/2012, País, p. 15

Em sua primeira visita oficial ao Rio como ministra da Cultura, Marta Suplicy anunciou um pacote de R$ 70 milhões para a Biblioteca Nacional. A verba será usada para obras de engenharia e restauração no prédio sede, no Centro, e no anexo, na Zona Portuária, onde será implantada a futura Hemeroteca Brasileira.

O prédio da Biblioteca vem passando por vários problemas, como curto-circuito, inundação e má conservação. Desde os anos 1980, a Biblioteca não recebia uma grande reforma. Em 60 dias, está previsto o início do restauro do telhado, das claraboias e dos vitrais, além da troca dos elevadores dos armazéns da sede e da primeira etapa da reforma do anexo.

Para o primeiro semestre de 2013, deve começar o restauro das fachadas e obras nos sistemas elétrico, hidráulico e de ar condicionado. Na semana que vem, haverá edital para recondicionamento dos banheiros, manutenção da sede, entre outras obras, e para o projeto da Hemeroteca. Também haverá um edital para inventário, higienização, catalogação e preservação de acervos. Algumas obras só devem estar concluídas em 2015, "por causa da parte burocrática". Marta pretende acelerar o processo.

- O recurso já tem, por isso acho que poderia ir mais rápido - afirmou, após reunião com o presidente, Galeno Amorim.