Título: Exército ocupa Gardênia Azul
Autor: Beck, Marcio
Fonte: O Globo, 01/10/2012, O País, p. 3

Apesar da promessa de segurança, moradores do bairro não acreditam que presença das tropas vá melhorar a situação na comunidade, reduto eleitoral do ex-vereador Cristiano Girão, preso em 2009

Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, vai amanhecer hoje ocupada por homens do Exército, que têm o objetivo de dar mais segurança a candidatos e eleitores no bairro até o próximo domingo, dia das eleições. A comunidade é considerada reduto eleitoral do ex-vereador Cristiano Girão (PMN), preso acusado de comandar uma milícia na região. Os militares ficarão na área das 8h às 18h.

- Não vai adiantar nada. Os soldados vão ficar pouco tempo. Depois, vai continuar sem policiamento - disse um comerciante.

O clima ontem na Gardênia Azul era de tranquilidade, mas os moradores evitaram dar entrevistas. Segundo pessoas ouvidas pelo GLOBO, o momento é de incertezas, principalmente depois da prisão de Girão, que cumpre pena desde 2009. A associação de moradores está fechada até hoje.

- Com ou sem Exército, não sabemos como vamos ficar. Aumentaram muito a venda e o consumo de drogas aqui - revelou um morador.

Com aproximadamente 18 mil moradores, Gardênia Azul está tomada por propagandas de candidatos a vereador. Chiquinho Brazão e Luiz Antônio Garaná, ambos do PMDB e que tentam a reeleição, são os campeões de publicidade no local.

- A minha base eleitoral e a do Brazão ficam em Jacarepaguá. É natural que a maioria das placas (de propaganda) seja minhas e dele - disse Guaraná, criticado pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, por ter contratado como assessor um antigo funcionário de Girão.