Título: Governo pressiona para elevar valor em programa habitacional
Autor: Valente, Gabriela; D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 27/09/2012, Economia, p. 25

Conselho Curador do FGTS votará mudanças antes das eleições

Às vésperas das eleições municipais, o governo pressiona o Conselho Curador do FGTS para ampliar o programa Minha Casa Minha Vida. Sob alegação de que o setor da construção civil perdeu dinamismo e precisa de estímulo, foi convocada uma reunião extraordinária do conselho para hoje. Na pauta, estão o reajuste de 15% do valor dos imóveis financiados pelo programa, correção de 5,6% nas faixas intermediárias de renda das famílias beneficiadas, além de reajuste de tarifas para o operador e agente financeiro, no caso a Caixa Econômica Federal, que domina o mercado.

Será discutido ainda o corte dos juros para famílias com renda entre R$ 3.100 e R$ 5.400. As alterações vinham sendo estudadas pela equipe que assessora o Conselho Curador, e a meta era finalizar as medidas só no fim de outubro. Agora, segundo um interlocutor, a ordem foi aprová-las imediatamente:

- Não foram apresentados dados concretos sobre o desaquecimento do setor. Aprovar as mudanças de forma apressada nos parece eleitoreiro - disse uma fonte.

O FGTS está cada vez mais bancando os subsídios da política habitacional do governo. Reportagem recente do GLOBO mostrou que o Executivo já está comprometendo o lucro do Fundo neste ano, ao aplicar além do resultado de 2011.