Título: TRE recolhe propaganda ilegal em Nova Iguaçu
Autor: Schmitt, Luiz Gustavo
Fonte: O Globo, 29/09/2012, País, p. 12

Material eleitoral estava em áreas dominadas pelo tráfico de drogas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) fez ontem uma operação para coibir a propaganda eleitoral irregular em comunidades de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação contou com 75 fiscais do tribunal e cerca de cem homens das polícias Federal, Civil e Militar. Pela manhã, a polícia chegou a fazer disparos contra um suspeito que carregava um fuzil no conjunto habitacional Grão Pará, na Estrada de Madureira.

Durante a operação, agentes precisaram do apoio de veículos blindados e de um helicóptero para vencer as barreiras feitas por traficantes com sacos de areia e troncos de árvores para impedir a passagem dos carros da polícia. Foram apreendidas placas irregulares dos candidatos a vereador Marcos Rocha (PDT) e Carlos Ribeiro (PRB). Segundo a Justiça Eleitoral, eles serão notificados e podem receber multas que variam entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.

À tarde, o tribunal deu continuidade à apreensão de publicidade irregular em comunidades dos bairros Lagoinha e Vila Belga. O TRE estima que foram retirados quatro caminhões do tipo baú lotados de placas de candidatos.

De acordo com o presidente do TRE-RJ, Luiz Zveiter, a operação, que foi realizada em áreas onde traficantes de drogas têm influenciado a disputa eleitoral, tinha o objetivo de mostrar aos eleitores que a Justiça Eleitoral vai atuar em todos os locais do estado.

- Esta última semana antes das eleições é a pior, já que os cabos eleitorais estão sendo preparados para tentar fazer boca de urna. Nós teremos tolerância zero com essa prática. Então, estamos fazendo estas operações para mostrar que a população pode ficar tranquila para votar - disse Zveiter.

No início do mês, uma equipe do candidato do PMDB à prefeitura de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, foi agredida por traficantes do Conjunto da Marinha . Após pedir votos no local, ele se encaminhavam para o Conjunto Dom Bosco, que fica ao lado, quando cinco traficantes armados se aproximaram, deram dois tiros para o alto e atacaram o primeiro carro da comitiva. O motorista e um assessor do candidato ficaram feridos. Bornier já tinha saído da comunidade quando os assessores foram agredidos.