Título: Aécio diz que Lula age como chefe de facção
Autor: Farah, Tatiana ; Talento, Biaggio
Fonte: O Globo, 29/09/2012, País, p. 14

Clima esquentou após críticas de ex-presidente a FH

CAMPINAS, SALVADOR e MACEIÓ Após o ex-presidente Lula desferir pesados ataques aos tucanos durante a campanha eleitoral em São Paulo, o senador Aécio Neves (PSDB) disse que o petista age como "chefe de facção" e partiu para o confronto com o candidato do PT na capital paulista, Fernando Haddad. O clima entre Lula e Aécio pesou depois que o ex-presidente atacou o governo Fernando Henrique Cardoso, em comício na noite de quinta-feira.

Na capital baiana para ajudar na campanha de ACM Neto (DEM), o senador afirmou ontem que o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, "às vezes" parece "um idiota", ao responder a uma provocação do petista. Anteontem, Haddad recomendou a Aécio "ler um livro por semana" para apresentar um projeto melhor que o do PT, caso queira ser presidente do Brasil.

- Quero agradecer ao candidato Haddad por ter lançado minha candidatura à presidência da República. Como eu não acho que ele possa ser tão idiota como parece, às vezes, certamente, ele quis dar uma estocada no presidente (FH), talvez não satisfeito com a incapacidade que o presidente Lula demostrou até agora de alavancar sua candidatura - disparou Aécio.

Sobre Lula, o senador afirmou, em Maceió, que estaria "exagerando" na tentativa de levar os candidatos do PT à vitória:

- O Lula tem feito ataques violentos. O presidente Lula tem exagerado. Está abdicando da condição de ex-presidente de todos os brasileiros para ser líder de facção. Não coaduna com a figura de um ex-presidente.

Ontem, Lula afirmou, em Campinas, que o PT "ensinou" a elite brasileira a governar e que a presidente Dilma Rousseff dá "uma lição" de governo. Para o petista, que voltou a atacar o PSDB, os tucanos têm "ódio" dos governos Lula e Dilma:

- É porque eles imaginavam que um metalúrgico ia fracassar, e o metalúrgico não fracassou. Se tem uma coisa que a gente tem orgulho é que nós não apenas sabemos governar, como ensinamos a elite brasileira como é que se governa um país cuidando das pessoas que mais necessitam.