Título: Brasil tem feito sua parte para ajudar a economia global, diz Dilma a Cameron
Autor: Freitas, Ailton de
Fonte: O Globo, 29/09/2012, Economia, p. 32

Premier britânico e presidente assinam seis acordos, um deles de coprodução cinematográfica

Ailton de Freitas

BRASÍLIA A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o Brasil tem feito a sua parte para ajudar na recuperação da economia mundial, concedendo incentivos ao crescimento do emprego e da demanda doméstica. A crise econômica na Europa foi um dos temas da reunião bilateral entre Dilma e o premier britânico, David Cameron.

- Expus ao primeiro-ministro que o Brasil tem feito a sua parte, no que se refere à recuperação mundial, quando desenvolve incentivos ao crescimento do emprego e à demanda doméstica. E, em plena crise, temos aumentado nossas importações - disse Dilma. - Reiterei a importância de ampliar os esforços para melhorar as condições de recuperação da economia internacional, tanto no que se refere aos países desenvolvidos, como aos emergentes.

Dilma enfatizou que, apesar da crise, os fluxos de comércio e investimento entre os dois países vêm crescendo e "podem aumentar ainda mais". Segundo ela, em 2011 o comércio passou de US$ 7,8 bilhões para US$ 8,6 bilhões.

A presidente disse que ambos identificaram áreas para novas parcerias, como indústria criativa, infraestrutura e petróleo. Já Cameron enfatizou que 22 empresas britânicas fecharam contrato para obras da Copa e das Olimpíadas, no valor de 70 milhões de libras.

Foram assinados seis acordos de cooperação. Um deles diz respeito à coprodução cinematográfica entre a brasileira Ancine e o British Film Institute.

- Para que nossos astros produzam outros filmes inesquecíveis, como o do James Bond pendurado no Pão de Açúcar - brincou Cameron, referindo-se ao filme "007 Contra o Foguete da Morte", de 1979, rodado em parte no Rio.